O SC Braga, agora treinado por Custódio Castro - leva quatro jogos no comando dos guerreiros do Minho – uma vitórias, duas derrotas e um empate – que rendeu Rúben Amorim, ficou a zeros em Famalicão. E o "zero", na baliza defendida por Matheus, agradou aos arsenalistas que, recorde-se, tinham sofrido golos... nos sete jogos anteriores.
No reduto dos famalicenses, Custódio Castro apostou no "tradicional" 4x3x2 – abandonou o sistema de três centrais que tinha sido adotado pelo agora técnico do Sporting –, com David Carmo e Bruno Viana no eixo defensivo (Raul Silva, já recuperado, ficou no banco).
O SC Braga não marcou – e teve oportunidades para isso – mas, no capítulo defensivo, esteve em bom plano, tendo permitido apenas dois remates enquadrados ao FC Famalicão (contra o Boavista foram três mas os axadrezados foram mais eficazes e fizeram um golo).
A "saga" de golos sofridos começou na deslocação ao reduto dos escoceses do Rangers FC, a 20 de fevereiro último, em partida relativa à primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, no Ibrox Stadium, onde os minhotos perderam por 3-2 depois de terem estado a vencer... por duas bolas a zero.
Seguiram-se seis jogos sempre a sofrer golos.
Em Famalicão, o SC Braga conseguiu "fechar a torneira" e, agora, Custódio Castro, que deverá manter o 4x3x3, espera manter este registo por muito tempo, até porque se não sofrer está, claro, mais próximo... de vencer.
Segue-se, quinta-feira, o dérbi, a disputar na pedreira, com o Vitória de Guimarães, com Ivo Vieira a realçar a «importância do jogo» para... os conquistadores.
Baliza "fechada" permitiu bater Sporting, Benfica
e ainda conquistar uma Taça da Liga (ao FC Porto)
Em 2020, o SC Braga sofreu golos na maioria dos jogos. Mas, curiosamente, foi nos jogos com Benfica (0-1 no Estádio da Luz), Sporting (1-0 no Estádio Municipal de Braga) e FC Famalicão (0-0, no reduto dos famalicenses) - I Liga – e FC Porto (1-0, na
Taça da Liga, que permitiu conquistar a Taça da Liga, a segunda na história dos guerreiros do Minho), que a equipa conseguiu "fechar" a baliza.
Jogos sem sofrer golos em 2020
SC Braga-FC Porto (Taça da Liga) 1-0
SC Braga-Sporting (I Liga) 1-0
Benfica-SC Braga (I Liga) 0-1
FC Famalicão-SC Braga (I Liga) 0-0
Série de sete jogos a sofrer golos em 2020
Rangers FC-SC Braga (Liga Europa) 3-2
SC Braga-Vitórtia de Setúbal (I Liga) 3-1
SC Braga-Rangers FC (Liga Europa) 0-1
Marítimo-SC Braga (I Liga) 1-2
SC Braga-Portimonense (I Liga) 3-1
Santa Clara-SC Braga (I Liga) 3-2
SC Braga-Boavista (I Liga) 0-1
Autor: Pedro Vieira da Silva