twitter

«Com esta prova pretendo mostrar a vertente dos comissários, que passa despercebida»

«Com esta prova pretendo mostrar a vertente dos comissários, que passa despercebida»
Fotografia Mara Soares

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 04 de março de 2026, às 11:23

Tiago Fernandes organizou evento "Guardiões da Pista" com direito a palestra e exposição.

O Colégio Alfacoop recebeu hoje, nas suas imediações, a exposição e palestra “Guardiões da Pista”, uma iniciativa dedicada à segurança no desporto automóvel e ao papel dos comissários de pista. O evento foi organizado por Tiago Fernandes, aluno do 12.º ano, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Com 18 anos, Tiago é já comissário de pista há cerca de dois anos e decidiu centrar o seu projeto numa área que considera pouco reconhecida pelo público. «Com esta prova pretendo mostrar a vertente dos comissários, que passa ainda despercebida», afirmou. O jovem explicou ainda que o objetivo passa por dar a conhecer «o que é que é um comissário de pista», sublinhando a vertente da segurança nesse ramo.

A iniciativa contou com a parceria da Associação de Comissários do Minho (ACOMINHO), incluindo uma palestra com o testemunho de pilotos e comissários, e uma exposição no parque de estacionamento da escola, com testemunho de Orlando Grego, presidente da ACOMINHO, viaturas, fatos de pilotos, kit médico, rádios e bandeiras utilizadas em prova.

Tiago Fernandes admitiu, em declarações aos jornalistas presentes, que gostaria de prosseguir nesta área: «Eu já ando nisto, já faz dois anos. Eu digo isto na brincadeira, mas é verdade. Esta aqui é como se fosse a minha segunda casa, porque eu adoro.»

Para o presidente da associação, é fundamental envolver os mais jovens e, simultaneamente, sensibilizar para a segurança. «O que nós queremos é, realmente, a nossa função, para além de cativar os jovens para o desporto motorizado, é também ocupar-lhes um bocado este tempo», destacou.

O responsável, com quase 50 anos de experiência como comissário, sublinhou que «o comissário só aparece quando há problemas. Não havendo problemas, ninguém dá» por ele.

Orlando Grego destacou ainda a importância da formação, sendo que qualquer interessado pode inscrever-se na associação, e terá assegurada «uma pequena formação» sobre bandeiras, comunicação via rádio e procedimentos em prova.

«Mostrar ao público que o comissário é uma peça muito importante dentro do desporto motorizado» é, segundo o presidente, uma das principais missões da associação.

A iniciativa foi acompanhada pela comunidade escolar e encarada como um exemplo do trabalho desenvolvido pelos alunos finalistas. Gabriela Geriante, professora de Marketing Digital e Multimédia no colégio, considera estas provas determinantes.

«Eles têm que pensar num projeto a começar do zero até ao produto, ou apresentação final. É bastante importante estas provas porque realmente mostra o quanto eles trabalharam durante estes três anos todos», referiu. Segundo a docente, projetos como o de Tiago demonstram as competências adquiridas ao longo do curso, nomeadamente na área do marketing digital.