O esposendense João Ribeiro foi, ontem à noite, galardoado, juntamente com os canoístas Gustavo Gonçalves, Messias Baptista e Pedro Casinha, que se sagraram campeões da Europa e do mundo em K4 500 metros, com o Prémio de Excelência Desportiva, durante a Celebração Olímpica, que decorreu em Lisboa, na qual foi atribuído pela primeira vez o Prémio José Manuel Constantino.
«João Ribeiro foi distinguido com o Prémio Excelência Desportiva pelo Comité Olímpico de Portugal. É o reconhecimento, uma vez mais, do mérito e excelência do atleta esposendense, cujo exemplo nos continua a inspirar. João Ribeiro está de parabéns e Esposende e o Município orgulhosos do seu percurso», destaca, em nota publicada na sua página oficial do Facebook, a Câmara Municipal de Esposende.
Tal como no ano passado, Pedro Pichardo, campeão mundial do triplo salto, e a judoca Patrícia Sampaio, campeã europeia em -78 kg, também receberam o Prémio de Excelência Desportiva, sendo hoje ‘acompanhados’ por Isaac Nader, campeão do mundo dos 1.500 metros.
Prémio Mérito Desportivo
- Paulo Pereira (selecionador de andebol que guiou Portugal ao quarto lugar no Mundial)
- Rui Fernandes (treinador do K4 500)
Prémio Juventude
- Jéssica Rodrigues
- Francisco Costa
Prémio Ética Desportiva
- Este título foi entregue, a título póstumo, ao professor catedrático Manuel Sérgio, que morreu em fevereiro e que foi, a par de José Manuel Constantino, um dos grandes pensadores do desporto em Portugal.
Prémio Investigação Científica
- Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
Prémio Educação Olímpica
- Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra com o Prémio Educação Olímpica.