A BECA- Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto foi galardoada, na passada quinta-feira, no SUD Lisboa Hall, durante a Celebração Olímpica, com o Prémio José Manuel Constantino Lopes, que foi atribuído pela primeira vez pelo organismo presidido por Fernando Gomes.
O antigo presidente do COP, falecido em 11 de agosto de 2024, viu o seu legado à frente do organismo olímpico perpetuado com a criação de um prémio com o seu nome, destinado a distinguir um clube desportivo que se evidencie pela qualidade e continuidade do trabalho desenvolvido no desporto de base.
Atribuído pela primeira vez hoje, o Prémio José Manuel Constantino reconheceu o trabalho da agremiação celoricense que tem como missão proporcionar a prática desportiva de forma gratuita e acessível a todos os jovens do concelho, em articulação com o agrupamento de escolas.
Fundado em 2012, o BECA «tem como missão proporcionar a prática desportiva de forma gratuita e acessível a todos os jovens do concelho, em articulação com o agrupamento de escolas. Desde o 1.º ciclo até ao secundário, estão envolvidos mais de 250 alunos, mantendo um equilíbrio notável entre o desempenho desportivo e o sucesso académico, refletindo uma filosofia de formação integral do jovem atleta», junta a nota.
O prémio foi entregue ao presidente do emblema de Celorico de Basto, João Varajão, que esteve acompanhado pelo presidente do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Lopes Carvalho, e pela vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho.