twitter

Mariana Machado quer «revalidar título nacional» em Lagoa

Mariana Machado quer «revalidar título nacional» em Lagoa
Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 12 de novembro de 2025, às 10:10

Para a atleta do SC Braga, o Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo servirá de preparação para o Campeonato da Europa.

A bracarense Mariana Machado completa, hoje, 25 anos e chega ao Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, em Lagoa (Algarve), nos dias 22 e 23 de novembro, com o objetivo de «revalidar o título nacional» e preparar-se para o Campeonato da Europa.

«É mais um campeonato nacional e é mais um campeonato que eu quero vencer. Estamos de olhos postos no Campeonato da Europa e o Campeonato Nacional servirá para preparar o que virá a seguir», afirmou a atleta, em entrevista à Federação Portuguesa de Atletismo.

Com quatro títulos nacionais de Corta-Mato Longo no currículo, Mariana Machado assume que «um dos objetivos até passará, possivelmente, por dar mais um passo para bater o maior número de vitórias do Campeonato Nacional de Corta-Mato». A atleta do SC Braga quer, assim, juntar a quinta vitória. «Para já, quero revalidar este título, tanto a nível individual como coletivo», sublinhou, mas os olhos estão também postos no mês seguinte:

«O Campeonato Nacional será um pequeno teste, ainda que num outro nível, mas com o objetivo de preparar da melhor forma possível o Campeonato da Europa.»

A pressão para vencer a competição nacional poderia ser natural, mas Mariana Machado “desdramatiza”:

«Não há pressão nenhuma, a pressão é a que eu coloco em mim, que é para vencer. É uma pressão saudável, e é isso que me faz muitas vezes ganhar, porque quando estabelecemos objetivos mais elevados existe sempre uma pequena pressão, mas somos atletas e temos de saber lidar com ela.»

A atleta já conhece bem o terreno onde irá competir, depois de ter feito treinos no local. «Eu já fui ver a pista e tive a oportunidade de fazer lá alguns treinos. O percurso é exigente, mas vai ser exigente para todas, por isso creio que vai ser duro, mas há que ir à luta», revelou Mariana Machado, dias antes de completar 25 anos.