Declarações após o jogo Sporting de Braga – Hoffenheim (3-0), da quinta jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, hoje realizado em Braga:
Carlos Carvalhal (treinador do Sporting de Braga): “Foi uma vitória inteiramente justa. O jogo foi bem preparado e foi uma exibição muito segura da nossa parte. Não gostei muito entre os 20 e os 40 minutos da primeira parte, ficámos muito conformados com o resultado e gerimos defensivamente, mas não estávamos a jogar.
Retificámos ao intervalo, circulámos a bola, jogámos e fizemos o que treinamos. Tivemos três claras situações para fazer o 3-0 e conseguimos isso com um grande golo do Vítor Carvalho. Foi uma vitória justíssima.
Não estamos a cometer aquelas falhas que existiram no início [da temporada], a equipa está mais madura, já não há aquelas expulsões palerminhas que nos custaram pontos, os jogadores estão mais estáveis e com mais sentido de responsabilidade. Ganhámos um jogo importante, mas como disse antes do jogo nada ia ficar resolvido hoje qualquer que fosse o resultado.
Defensivamente temos estado bem, já fizemos alguns jogos sem sofrer golos. Estamos satisfeitos, mas com os pés bem assentes no chão.
A equipa está a ficar equilibrada, a jogar cada vez melhor, mas tem que evoluir porque há margem para isso. [Mas] Está em construção ainda, com muita gente jovem e com ambição, misturada com jogadores mais experientes.
O Niakaté sentiu uma ligeira dor na zona do calcanhar, disse que já a sentia antes do jogo, penso que será recuperável para domingo, se não for haverá outra solução, o [Robson] Bambu entrou muito bem no jogo e também temos o Jónatas Noro, da equipa B e que estava no banco hoje”.
Christian Ilzer (treinador do Hoffenheim): “Parabéns ao Sporting de Braga pela vitória merecida. Para nós, foi uma triste derrota, com um início brutal porque logo aos oito minutos estávamos a perder por 2-0, o que nos tirou bastante confiança e isso fez-se sentir ao longo do jogo. A partir dos 20 minutos, tivemos os nossos momentos, melhorámos, mas fomos muito lentos sobretudo no ataque, não nos conseguimos impor e facilitámos a vida ao Sporting de Braga, que foi sempre perigoso no contra-ataque. O futebol também é um jogo de cabeça, entrámos mal e isso mexeu com a cabeça dos jogadores.
Não sei como está a tabela após este jogo, antes estávamos um pouco à frente, agora, com 3-0, o Sporting de Braga [está à frente e] é um ‘peixe’ um bocado maior que nós. Queríamos pontuar neste jogo, que sabíamos que ia ser difícil. O próximo jogo será chave para passar à próxima fase. O Sporting de Braga entrou forte e foi melhor equipa hoje, mas de um ponto de vista mais geral, as forças [das duas equipas] são equilibradas”.