twitter

Pedro Dias regista “total disponibilidade” do novo Conselho Nacional do Desporto

Pedro Dias regista “total disponibilidade” do novo Conselho Nacional do Desporto
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 19 de novembro de 2024, às 21:16

Tomada de posse aconteceu esta noite.

O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, registou a “total disponibilidade e interesse” manifestados por todos os agentes desportivos que compõem o novo Conselho Nacional do Desporto, que tomou hoje posse, na primeira reunião.

“O mais importante a registar é um alinhamento e disponibilidade de todos os agentes desportivos aqui representados no caminho de desenvolvimento desportivo que o país pretende construir. Os conselheiros manifestaram a total disponibilidade e o interesse de participar na construção desse caminho e ficamos muito satisfeitos com isso”, disse.

O governante realizou um balanço aos jornalistas sobre a reunião, que, para além dos 36 membros definidos num decreto-lei, conta com nove especialistas escolhidos pelo Governo: Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Leila Marques, Ticha Penicheiro, Filipa Martins, Joana Carvalho, Rita Nabeiro, Isabel Barros e Avelino Azevedo.

“O Governo, no seu programa, colocou quatro objetivos principais para o desporto em Portugal, e é dentro desse enquadramento que estamos a construir um plano para o desenvolvimento desportivo, de forma a aumentarmos o número de pessoas ativas na prática desportiva, largarmos a ‘cauda’ dos ‘rankings’ de inatividade física, aumentar a oferta significativa da prática desportiva para as pessoas com deficiência, as mulheres e as crianças, conseguir aproximar os indicadores de financiamento da média da União Europeia e reduzir os índices de obesidade nas crianças. Foi dentro desse alinhamento que a nossa conversa decorreu aqui dentro do Conselho Nacional do Desporto”, frisou.

Desta forma, Pedro Dias reforçou a vontade dos conselheiros em ajudar na construção do caminho de desenvolvimento desportivo que o Governo pretende pôr em prática.

“De uma forma positiva, os conselheiros querem ser atores ativos na construção deste plano de desenvolvimento desportivo, e é isso que vai acontecer. Os diversos agentes desportivos e ‘stakeholders’ vão participar nesta construção”, sublinhou o governante.