twitter

Rio Ave confirma rescisão de contrato com treinador Luís Freire

Rio Ave confirma rescisão de contrato com treinador Luís Freire
Fotografia Rio Ave

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 05 de novembro de 2024, às 10:27

O Rio Ave anunciou hoje a rescisão de contrato com Luís Freire, consumando a saída do treinador do 14.º classificado da I Liga portuguesa de futebol, após uma negociação que decorria desde domingo.

“A Rio Ave Futebol Clube – Futebol, SAD informa que terminou o contrato com o treinador da sua equipa principal, Luís Freire, após um ciclo de três anos e meio onde o treinador português acumulou 129 jogos de caravela ao peito”, lê-se no sítio do clube vila-condense.

O treinador já não esteve presente hoje no treino da equipa, que foi orientado por Augusto Gama, técnico da estrutura do clube, que fará a transição até ser encontrado um novo técnico.

Luís Freire, de 39 anos, foi contratado para o emblema da foz do Ave desde 2021 mas não resistiu à recente sequência de seis jogos sem vencer no campeonato, com três derrotas e três empates, numa crise de resultados agudizada com empate (2-2) caseiro frente ao Casa Pia, no sábado, para a 10.ª jornada.

No domingo, os responsáveis da SAD comunicaram ao técnico a decisão de darem um novo rumo no comando da equipa, partindo para uma rescisão de contrato que, desde então, estava a ser negociada.

"Luís Freire fará para sempre parte da história do Rio Ave, especialmente pela subida e título de campeão no regresso à I Liga, em 2021/22, O Rio Ave deseja-lhe todo o sucesso pessoal e profissional", rematou o clube, no comunicado hoje divulgado.

Nesta passagem de quatro épocas pelo Rio Ave, Luís Freire, que tinha contrato até 30 de junho de 2025, conseguiu, na temporada de estreia, a subida à I Liga, e, nas quatros subsequentes, a manutenção, mesmo em anos complicados, em que o clube estava impedido de inscrever jogadores, devido a uma sanção da FIFA.

Após 10 jogos, o Rio Ave ocupa a 14.ª posição da I Liga, com nove pontos. No sábado, em jogo da 11.ª jornada, visita o Boavista, no Estádio do Bessa, no Porto.

O emblema de Via do Conde anunciou que o "novo treinador será apresentado oportunamente".

Desde o início desta temporada, que o futebol profissional do Rio Ave é gerido por uma SAD propriedade do milionário grego Evangelos Marinakis, que detém, também, o Olympiacos, da Grécia, e o Nottingham Forest, de Inglaterra.