twitter

Já há data para a reabertura do Pavilhão das Goladas

Já há data para a reabertura do Pavilhão das Goladas
Fotografia DR

José Costa Lima

Jornalista

Publicado em 01 de outubro de 2024, às 17:27

Complexo bracarense sofreu obras de requalificação nos últimos dois anos

Trinta meses depois, o Pavilhão das Goladas voltará a receber um jogo de hóquei em patins. O particular entre o HC Braga e o FC Porto, agendado para sábado, assinala o regresso à atividade do complexo desportivo localizado na cidade bracarense e que nos últimos dois anos sofreu obras de requalificação. 

O investimento municipal ultrapassou o milhão e meio de euros e o projeto, recorde-se, esteve também no centro de uma polémica, nomeadamente por parte dos moradores da zona envolvente, alegando que «as obras de ampliação em curso implicaram a perda de uma importante área verde e de dezenas de árvores, prejudicando severamente o conforto sonoro e térmico dos edifícios confinantes». Os cidadãos avançaram com uma providência cautelar, mas que foi rejeitada pelo Tribunal Administrativo de Braga e as obras seguiram o curso normal.

Polémicas à parte e segundo o município, esta empreitada permitiu a ampliação das bancadas Norte e Sul, a criação de instalações sanitárias, assim como a remodelação do acesso ao edifício que irá incluir a entrada principal, foyer, bilheteira e bar.

«Com este projeto de ampliação e requalificação integral, o equipamento passará a contar com mais um piso onde será criada uma sala polivalente destinada à escola de Patinagem Artística, sendo que a intervenção envolve a substituição da cobertura e a requalificação do revestimento da área de jogo, assim como trabalhos de conservação do equipamento», anunciava, em maio de 2021, a autarquia de Braga.

 

Cerimónia de inauguração antes do jogo 

Antes do jogo entre HC Braga e FC Porto (17h30), que serve de apresentação da equipa minhota, decorrerá a inauguração das obras de requalificação do Pavilhão das Goladas, pelas 15h00. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, Luís Sénica, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, e representantes da Associação de Patinagem do Minho são algumas das personalidades e entidades presentes no ato protocolar e que assinala o regresso em pleno das atividades no complexo desportivo que encerrou em maio de 2022 e está novamente de portas abertas à prática desportiva.