twitter

Campeões Boston Celtics confirmam continuidade de Neemias Queta

Campeões Boston Celtics confirmam continuidade de Neemias Queta
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de julho de 2024, às 13:45

Português venceu a NBA este ano com a tradicional equipa

Os Boston Celtics confirmaram no sábado a continuidade do português Neemias Queta na formação que se sagrou campeã da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) pela 18.ª vez.

No passado fim de semana, a imprensa especializada norte-americana já tinha dado conta de que o poste português tinha assinado um contrato plurianual com os Celtics, o que foi agora confirmado pela franquia, anunciando-o como um regresso, depois de o jogador ter sido considerado ‘livre’.

“Estamos felizes por o 'Neemi' ter escolhido voltar e assinar pelos Celtics”, afirmou o antigo treinador e agora presidente dos Celtics, Brad Stevens, assumindo-se “entusiasmado pelo seu impacto na temporada passada, antevendo melhores dias no futuro”.

Os Celtics tinham opção para renovar automaticamente o contrato do português para 2024/25, mas não exerceram essa opção, para poderem prolongar a duração do mesmo.

Neemias Queta ingressou no conjunto de Boston em 2023/24 e sagrou-se campeão logo na primeira temporada, depois de dois anos ao serviço dos Sacramento Kings (2021/22 e 2022/23), que o escolherem na 39.ª posição do ‘draft’ de 2021

Numa equipa recheada de grandes jogadores, Neemias Queta teve pouco ‘espaço’ para se mostrar, raramente entrou na rotação e foi muito pouco utilizado nos play-offs, mas foi sempre muito elogiado pelo treinador Joe Mazzulla.

O português esteve em campo apenas em três dos 19 jogos dos Celtics, incluindo um na final, em que entrou a 5.25 minutos do final, com o conjunto de Boston a perder por 45 pontos com os Mavericks, no que foi a única derrota na série (84-122).

No pouco tempo que teve nas ‘finals’, somou dois pontos, convertendo o único ‘tiro’ que tentou, e logrou ainda uma desarme de lançamento, ‘vencendo’ por sete enquanto esteve em campo.

Antes, atuou nos dois primeiros jogos das meias-finais de conferência, com os Cleveland Cavaliers, entrando, na vitória por 120-95 e no desaire por 94-118, com os jogos resolvidos. Somou dois pontos e três ressaltos, em oito minutos.

Ainda assim, e depois de assinar um contrato standard com os Celtics, em 08 de abril, integrou o ‘15’ do conjunto de Boston escolhido para os play-offs e esteve sempre no banco.

Com a utilização em três jogos dos play-offs, os primeiros de sempre, Neemias Queta totalizou 31 em 2023/24, pois tinha estado em 28 da fase regular, quase todos (24) saldados por triunfos do conjunto do Massachussets.

Na época regular, o internacional luso, de 24 anos, teve médias de 5,5 pontos e 4,4 ressaltos, em 11,9 minutos.