Com 51 anos, João Aroso tem um vasto percurso no futebol, ao longo do qual desempenhou diferentes funções nas equipas técnicas que integrou. Depois de ter iniciado o trajeto nas equipas de formação do FC Pedras Rubras e Boavista FC, João Aroso chegou à equipa principal do Sporting CP em 2003, tendo feito parte das equipas técnicas de Fernando Santos e Paulo Bento durante sete temporadas, com uma curta passagem, ao longo dessa trajetória, pela Grécia, ao serviço do AEK Atenas.
Viria a integrar a equipa técnica da seleção principal de Portugal entre 2010 e 2014, tendo a oportunidade de participar no Euro 2012 e Mundial 2014. Seguiram-se as experiências como treinador principal da seleção nacional sub-16 , SC Braga B e seleção sub-20 de Marrocos.
Regressou ao futebol português em 2022/2023 para integrar o corpo técnica da equipa principal do Vitória SC, onde se manteve até ao decurso da época transata.
“O presidente apresentou-me o projeto FC Famalicão 2.0, no qual sentia existir a necessidade de ter um diretor técnico. Foi-me proposto ajudar a desenvolver os jogadores e intervir na forma de jogar para desenvolver alguns conceitos e ajudar a criar uma maior identidade entre as várias equipas do clube”, referiu.
O diretor técnico releva os desígnios de “valorização e desenvolvimento dos jogadores” inerentes a este projeto, com o propósito “de que, no futuro, mais jogadores da formação possam chegar à equipa principal”.