twitter

"Desporto é a melhor arma para combater extremismos"

"Desporto é a melhor arma para combater extremismos"
Fotografia Eixo Atlântico

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 26 de junho de 2024, às 18:24

O desporto, a cultura e a educação são elementos imprescindíveis para a construção de uma Europa social promovida por Jacques Delors há 30 anos.

A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico vai realizar-se nas cidades de Vila Nova de Famalicão e Braga, de 30 de Junho a 5 de Julho. «As modalidades desportivas em competição são andebol feminino e masculino, voleibol feminino, basquetebol masculino e feminino, natação e natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado. Como novidade desta edição, ao Futebol 7 masculino junta-se o Futebol 7 feminino. As competições vão realizar-se paralelamente em Vila Nova de Famalicão e Braga, as duas cidades organizadoras dos XV Jogos do Eixo Atlântico», vincou, em nota publicada no site oficial, o EA.

Como vem sendo habitual nos Jogos, esta edição também integra modalidades de desporto adaptado, com a participação de quase 200 pessoas, em linha com a filosofia do Eixo Atlântico de eliminar barreiras e fomentar a participação desportiva de todos os cidadãos

Desde a sua origem, em 1995, os Jogos assumem-se como «uma das principais bandeiras» do Eixo Atlântico. Realizam-se de dois em dois anos e pretendem fomentar a participação de todos os cidadãos e a construção da Eurorregião do Eixo Atlântico que, por sua vez, se enquadra na construção da Europa das cidades e dos cidadãos», destaca a mesma nota.

«O desporto, a cultura e a educação são elementos imprescindíveis para a construção de uma Europa social promovida por Jacques Delors há 30 anos e que hoje estão em risco devido à ascensão de uma extrema-direita antieuropeísta», refere o comunicado.

E, esta manhã, na apresentação do evento, que teve lugar em Braga, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, destacou que os Jogos do EA são «uma aposta para o futuro», revelando que o desporto se assume, cada vez mais, como elemento fundamental da Democracia para combater os extremismos e, por vezes, essa é a «única forma que existe para combater os extremismos».

«Na Espanha, recentemente, tivemos uma pessoa que ninguém conhecia e que só espalhava mentiras nas redes sociais. Criou até um slogan que diz “acabou a festa”. Essa pessoa teve 800 mil votos nas eleições. É um fracasso para a Democracia e temos de todos, também através do desporto, combater estes extremismos. E só com gente jovem, com bases sociais, desportivas e culturais, conseguimos combater isto», destacou Xoan Mao.

O Eixo Atlântico é uma associação que reúne 41 municípios do Norte de Portugal e da Galiza.