A árbitra assistente portuguesa Andreia Sousa foi hoje nomeada para a fase final do Mundial feminino de futebol de sub-20, que se irá disputar na Colômbia, informou hoje a UEFA em comunicado.
A UEFA é o organismo que conta com mais árbitras assistentes na competição, que se disputará entre 31 de agosto e 22 de setembro, nada menos de 10, e mais árbitras principais, cinco, comparativamente às restantes confederações.
A Confederação Sul-Americana (CONMEBOL) e a Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF) nomearam quatro árbitras e oito assistentes, enquanto a Confederação Africana (CAF) terá duas árbitras e quatro assistentes e a Confederação Asiática (AFC) estará representada com três árbitras e seis assistentes.
Andreia Sousa, que pertence aos quadros da Associação de Braga, fez história no futebol português ao ser a primeira árbitra assistente a integrar uma equipa de arbitragem num jogo da I Liga, o embate entre Rio Ave e o Desportivo de Chaves, disputado em agosto de 2023 e dirigido pelo árbitro Ricardo Baixinho.