twitter

Atleta do SC Braga assegura vaga nos Jogos Paralímpicos Paris2024

Atleta do SC Braga assegura vaga nos Jogos Paralímpicos Paris2024
Fotografia SC Braga

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 04 de junho de 2024, às 12:29

País já conta com 18 presenças garantidas

Portugal aumentou hoje para 18 as presenças garantidas nos Jogos Paralímpicos Paris2024, após as vagas atribuídas, via ranking, aos atletas de boccia Abílio Gonçalves, do Sporting de Braga, além de Ana Sofia Costa e Carla Oliveira, anunciou o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

As vagas atribuídas pela Federação Internacional de Boccia (BISFed) a Ana Sofia Costa e José Gonçalves, ambos da classe BC3, e Carla Oliveira, que compete em BC4, aumentam para seis o número de portugueses nas provas de boccia, e para 18 as quotas, em seis modalidades, asseguradas por Portugal nos Jogos Paris2024, que decorrem entre 28 de agosto e 08 de setembro.

Ainda sem todas as qualificações fechadas, Portugal tem seis representantes no boccia: Ana Sofia Costa, José Gonçalves e Carla Oliveira, e a equipa BC1-BC2 que será composta por três atletas ainda a designar.

O atletismo conta com quatro quotas não nominais, e a natação com outras quatro, que, por proposta da Federação Portuguesa de Natação ao CPP, serão preenchidas por Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.

A canoagem tem garantidas as presenças de Alex Santos e Norberto Mourão, e o badminton estará representado por Beatriz Monteiro, enquanto o ciclismo tem assegurada uma vaga não nominal.

À exceção das vagas atribuídas via ranking individual, todas as vagas asseguradas em competições de apuramento são não nominais e serão atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

Portugal somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).