Filomena Costa, da equipa Bob, Esparguete e Companhia, foi a primeira a cortar a meta na quinta edição da Estafeta da Amizade (01:27:19), prova que ligou, na manhã deste domingo, as cidades de Guimarães e Braga, através de um percurso de 24 quilómetros com zonas de transição para passagem do testemunho devidamente assinaladas.
Numa prova em que podiam participar equipas de quatro elementos, independentemente do género, cada participante efetuou apenas um percurso antes de passar o testemunho, através de uma distância de aproximadamente seis quilómetros. Filomena Costa, Flávio Gonçalves, Marco Pinto e Paulo Morais integraram a equipa que arrecadou o lugar mais alto do pódio.
Em segundo lugar, com um tempo de 01:35:54, ficou a equipa Guimarães 1, de Dulce Félix (segunda atleta a cortar a meta), Ricardo Ribas, Marisa Fernandes e Nelson Felgueiras.
O terceiro posto foi conquistado pela GD Goma, de Rui Barbosa (terceiro a cortar a meta), Adelino Soutinho, Emanuel Matos e Luís Silva, com um total de 01:38:06.
A Estafeta da Amizade é uma das iniciativas integradas no programa oficial das comemorações dos 50 anos da UMinho e, pela primeira vez ao fim de cinco edições, ligou os campus universitários de Guimarães (Azurém) e Braga (Gualtar).
Integrada nesta Estafeta da Amizade, realizou-se uma caminhada de quatro quilómetros, que partiu do Estádio 1.º de Maio e terminou igualmente no campus da UMinho em Gualtar.
Entre inscritos na corrida e caminhada, a iniciativa, organizada pela Run Porto, contou com quase mil participantes.