twitter

Maverick Viñales vence corrida sprint, Miguel Oliveira em 12.º

Maverick Viñales vence corrida sprint, Miguel Oliveira em 12.º
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 23 de março de 2024, às 17:01

Prova principal do GP Portugal de MotoGP tem lugar amanhã, em Portimão

O piloto espanhol Maverick Viñales (Aprilia) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, numa prova em que Miguel Oliveira (Aprilia) foi o 12.º classificado.

Maverick Viñales, que sofre de uma gastroenterite, cumpriu as 12 voltas com o tempo de 19.36,685 minutos, deixando na segunda posição o compatriota Marc Márquez (Ducati), a 0,887 segundos, com o também espanhol Jorge Martin (Ducati) em terceiro, a 1,170 segundos.

Quem arrancou melhor até foi o australiano Jack Miller (KTM), que rapidamente cavou meio segundo de vantagem para toda a concorrência. Miguel Oliveira largou mal e perdeu duas posições, descendo de 15.º a 17.º, recuperando um lugar até 16.º ainda na primeira volta.

Na terceira das 12 voltas, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) assumiu o comando, numa altura em que Miller começava a andar para trás, à semelhança do que já aconteceu outras vezes no passado.

Bagnaia, bicampeão mundial, que dominou a sprint e a corrida principal no Algarve em 2023, entrou numa fase de domínio, enquanto o espanhol Marc Márquez começava a atacar, vindo do oitavo posto da grelha.

Miguel Oliveira também recuperava posições e, na quarta volta, já era 12.º, aproveitando, também, as quedas do sul-africano Brad Binder (KTM) e do espanhol Alex Rins (Yamaha).

O golpe de teatro surgiu na quinta volta, quando Bagnaia falhou a travagem da primeira curva e saiu de pista, regressando na quarta posição. O italiano nunca mais encontrou o mesmo ritmo, deixando a liderança entregue a Maverick Viñales.

O piloto espanhol aguentou o comando até final, rubricando a primeira vitória ao serviço da Aprilia.

O bicampeão Francesco Bagnaia foi quarto e, com este resultado, manteve o comando do campeonato, com 37 pontos, mais dois do que Jorge Martin, que se viu ultrapassado por Marc Márquez na parte final.

Amanhã disputa-se a corrida principal.