twitter

Braga em busca do sétimo título, Estoril Praia do primeiro

Braga em busca do sétimo título, Estoril Praia do primeiro
Fotografia SCBraga

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 25 de janeiro de 2024, às 09:10

O Sporting de Braga pode conquistar no sábado o seu sétimo troféu futebolístico, caso vença na final da Taça da Liga o Estoril Praia, em busca de se tornar o 18.º clube luso com ‘algo’ no currículo.

 

A formação ‘arsenalista’ tem ao seu alcance o Belenenses, que é o quinto do ‘ranking’, com sete conquistas, atrás das nove do Boavista, das 54 do Sporting, das 84 do FC Porto e das 85 do Benfica, que esta época já ganhou a Supertaça.

O conjunto do Restelo não festeja há muito – desde a vitória na Taça de Portugal de 1988/89 - e é agora alvo do Sporting de Braga, que se qualificou para a final da edição 2023/24 da Taça da Liga ao bater nas ‘meias’ o Sporting por 1-0.

O clube bracarense é o único, além dos três ‘grandes’, com um título internacional, ainda que seja a Taça Intertoto (2008), e arrecadou também três edições da Taça de Portugal (1965/66, 2015/16 e 2020/21) e duas da Taça da Liga (2012/13 e 2019/20).

Por seu lado, o Belenenses foi o primeiro ‘pequeno’ a sagrar-se campeão nacional (1945/46), feito só replicado pelo Boavista (2000/01), e conta ainda três vitórias na Taça de Portugal e outras tantas no Campeonato de Portugal.

Os bracarenses podem agora igualar o Belenenses e colocarem-se a apenas dois troféus do Boavista, que arrebatou um campeonato, cinco edições da Taça de Portugal e três da Supertaça.

A tentar contrariar as intenções do conjunto de Artur Jorge, vai estar o Estoril Praia, que depois de ‘despachar’ o FC Porto, na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais (5-4 nos penáltis, após 1-1), vai agora tentar fazer história.

Na segunda final da sua história, após a goleada por 8-0 sofrida face ao Benfica no jogo decisivo da Taça de Portugal de 1943/44, os ‘canarinhos’ procuram tornar-se a 18.ª equipa portuguesa a arrebatar um troféu futebolístico.

O Estoril Praia pode juntar-se no 10.º lugar da tabela a Leixões, Estrela da Amadora, Beira-Mar e Desportivo das Aves, todos com uma Taça de Portugal, ao Moreirense, já vencedor da Taça da Liga, e a Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos, todos com um triunfo no extinto Campeonato de Portugal.

A lista de vencedores de troféus inclui ainda, abaixo do Sporting de Braga, o Vitória de Setúbal, com quatro troféus, e a Académica e o Vitória de Guimarães, ambos com dois.

A final da 17.ª edição da Taça da Liga, entre Sporting de Braga e Estoril Praia, realiza-se no sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com início às 19:45.