A iniciativa “Árbitro na Escola” esteve pela primeira vez no concelho de Vila Nova de Famalicão, na Escola EB/JI de Lousado, e contou com a presença do internacional português João Pinheiro.
Quase 250 crianças, entre os 3 e os 10 anos, receberam João Pinheiro com cartões brancos enquanto gritavam o seu nome. O árbitro, visivelmente emocionado, ouviu depois as crianças a cantar “Campo Aberto”, uma música composta para o árbitro natural de Barcelos: “Campo aberto e a bola a rolar, o árbitro apita, há emoção no ar. O mundo aplaude, assiste de pé, fair play e respeito, é o lema, pois é”.
João Pinheiro mostrou as ferramentas de trabalho dos árbitros, falou do seu percurso e partilhou o lema de vida “o segredo do sucesso é acreditar”.
“Já apitaste a final da Champions?”, perguntou um jovem, ao qual João Pinheiro Pinheiro respondeu ser o seu maior sonho.
«Saio daqui de coração cheio. Estes momentos dão-me alento para continuar a trabalhar para ser um árbitro de elite. Esta iniciativa faz bem à arbitragem! Mostra quem está por trás do apito, a pessoa por trás dos cartões. E fomenta o fairplay que nos deve reger em todas as atividades, no desporto, na escola, na vida. Foi uma iniciativa espetacular!».