A S. Silvestre de Amares vai disputar-se no próximo dia 30 de dezembro, às 17h00, com início e chegada no Largo Gualdim Pais, e a organização espera um milhar de participantes. As inscrições encerram no dia 24 de dezembro.
A prova amarense, organizada pelo Ginásio Pro Energy, com o apoio da Câmara Municipal de Amares, do ISAVE, d UF Amares e do CDRC Amarense, engloba uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km. Antes, às 15h30, terá lugar a S. Silvestre dos Mais Pequenos.
O evento foi ontem apresentado na Biblioteca Municipal Francisco Sá e Miranda, onde foram reveladas as principais novidades para a edição deste ano.
Edgar Faria, responsável pela organização do evento, espera que o número de participantes ronde um milhar, ao nível do que era habitual antes da pandemia, que provocou um decréscimo de participantes. «Tivemos um interregno de três anos e regressamos com um ligeiro decréscimo de participantes mas acreditamos que agora as coisas vão voltar ao normal.
O ano passado foi atípico porque coincidiu com a final do Mundial, mas penso que este ano conseguiremos ter perto do milhar de participantes. Mais do que uma prova competitiva olhamos para a S. Silvestre como uma prova de convívio e de lazer e gostávamos que todas as freguesias do concelho se juntassem a nós neste dia», destacou.
Edgar Faria destacou que a principal novidade será a alteração do horário para as 17h30 «de modo a não coincidir com a hora do jantar». O responsável pela organização da S. Silvestre revelou também mais atrativos para o escalão de veteranos. «Este ano também vão ter direito a um prémio monetário. Haverá também a prova das crianças numa vertente lúdica, organizada pelo CDRC Amarense, e que começa às 15h30», disse.
O ISAVE é um parceiro antigo da S. Silvestre de Amares e volta a associar-se este ano ao evento, como destacou Francisco Esteves. «Há um propósito da sustentabilidade que se resume em três dimensões: económica, pelas dinâmicas que cria no território, a sustentabilidade ambiental e uma última que a dimensão social. Temos um compromisso social para com a comunidade do território. Por isso é que fazemos questão de estar com esta iniciativa e este ano com uma equipa que vai dar cartas e que já conta com 15 membros», disse.
Manuel Moreira: «Esta prova é uma marca forte do concelho»
O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, considera esta prova «uma marca forte do concelho» e vai participar também na corrida. «É uma marca forte do concelho. Esta prova começou comigo em 2013, e agora esteve três anos parada devido ao Covid. Sempre participei e vou fazê-lo novo se não for na corrida será na caminhada, porque o desporto é importante para a saúde É uma iniciativa fabulosa que marca o desporto do nosso concelho. Esperemos que o São Pedro seja nosso amigo», disse.