twitter

Euro2024: Portugal com um triunfo e um empate na sempre dificil viagem à Bósnia

Euro2024: Portugal com um triunfo e um empate na sempre dificil viagem à Bósnia
Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 14 de outubro de 2023, às 11:35

A Bósnia é um adversário que se mostrou sempre complicado quando atua perante os seus adeptos.

Portugal joga segunda-feira pela terceira vez na Bósnia-Herzegovina, um adversário que se mostrou sempre complicado quando atua perante os seus adeptos, com a seleção nacional de futebol a registar um triunfo pela margem mínima e um nulo.

Na primeira deslocação de sempre a Zenica, a pequena cidade localizada 70 quilómetros a norte de Sarajevo e que serve de casa da seleção local, a equipa das ‘quinas’ venceu por 1-0, em 2009, no caminho para o Mundial2010, e, dois anos depois, no apuramento para o Euro2012, empatou a zero.

No historial entre os dois países, os números são bem diferentes quando Portugal joga em casa e, mais recentemente, nesta qualificação para o Euro2024, agora já assegurada pelo lado luso, a seleção nacional venceu por 3-0, com um ‘bis’ de Bruno Fernandes e um golo de Bernardo Silva no Estádio da Luz, em Lisboa. Ao todo, em cinco confrontos, a equipa lusa venceu quatro e cedeu apenas um empate, com um registo de 11 golos e apenas dois sofridos.

As duas deslocações da seleção portuguesa à Bósnia foram sempre algo problemáticas, não só dentro do relvado, mas também fora, com o jogo de novembro de 2009 a ficar marcado pelo ‘cerco’ dos adeptos locais ao hotel em que a comitiva lusa estava instalada. No ‘play-off’ de acesso ao Mundial2010, a equipa de Carlos Queiroz venceu a primeira mão na Luz, por 1-0, com um golo de Bruno Alves, e confirmou o apuramento em Zenica, um ambiente bem difícil, com novo golo solitário de Raul Meireles.

O destino voltou a juntar as duas seleções dois anos depois, outra vez num ‘play-off’, agora para alcançar a fase final do Euro2012, mas desta vez Portugal, agora com Paulo Bento como selecionador, ficou a zero no ‘velhinho’ Estádio Bilino Polje, numa partida marcada pelo péssimo estado do relvado. Na segunda mão, outra vez na Luz, a seleção lusa voltou a ‘carimbar’ o apuramento, mas desta vez com um resultado expressivo de 6-2, com Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga a assinarem ambos dois golos.

Antiga república da extinta Jugoslávia e que passou a competir nas provas da UEFA a partir de 1996, a Bósnia foi duas vezes impedida por Portugal de viver a sua primeira fase final de uma grande competição, mas tal acabaria por acontecer com a presença no Mundial2014, no Brasil.

O Bósnia-Portugal, da oitava jornada do Grupo J de apuramento o Euro2024, está agendado para as 19h45 (20h45 horas locais) e terá arbitragem do turco Halil Umut Meler.