O treinador Álvaro Pacheco prometeu hoje um Vitória de Guimarães com “espírito de conquista” na visita ao Famalicão, na oitava jornada da I Liga portuguesa, antes de evoluir para “um futebol positivo e atrevido” durante a época.
Ao leme dos vimaranenses desde quarta-feira, dia em que foi apresentado como sucessor de Paulo Turra, o antigo técnico do Vizela e do Estoril Praia elogiou o plantel a seu cargo, “muito motivado e disponível” para ouvir as suas ideias, e prometeu jogadores com “muita responsabilidade e determinação” em Famalicão, características a seu ver “inegociáveis”, que não dependem do tempo de trabalho.
“O tempo foi curto, sabemos como queremos que a equipa jogue e o nosso ponto de evolução. Mais importante é o que fazemos no agora. Sem dúvida, o mais importante é a atitude, a ambição e o espírito de conquista. Isso vai ser o suporte da nossa ideia de jogo”, realçou, na antevisão ao desafio marcado para as 15:30 de domingo.
Convencido de que treinar o emblema de Guimarães é “uma oportunidade muito grande” para a sua carreira, o ex-técnico do Vizela e do Estoril Praia realçou que os seus pupilos devem representar “os pilares do que é ser Vitória” antes de compreenderem os sistemas e as estratégias de jogo treinadas durante a semana, mas defendeu que os minhotos podem “fazer coisas muito bonitas ao longo da época”.
“Temos muita coisa para conquistar e para ganhar. O Vitória vai fazer coisas muito bonitas ao longo da época, com futebol positivo e atrevido, no qual os adeptos se revejam. O grande foco, semana após semana, é ir evoluindo”, disse, a propósito de uma equipa já arredada da Liga Conferência Europa e da Taça da Liga.
O Famalicão, sétimo classificado da I Liga, com 12 pontos, é, para Álvaro Pacheco, “um adversário forte”, numa “onda positiva”, com “um futebol muito consolidado pelas ideias do seu treinador”, que vai exigir aos seus jogadores muita concentração, atributo que espera ver em campo.
“Vamos encontrar um adversário com ideias estruturadas e enraizadas. A equipa mais estável emocionalmente e equilibrada vai estar mais perto de conseguir vencer. Sinto a minha equipa muito focada”, perspetivou.
Sem esclarecer se o Vitória se vai apresentar com um sistema tático 3x5x2, habitual nesta época, ou num outro, o ‘timoneiro’ de 52 anos disse ainda já ter transmitido ao plantel algumas ideias “do caminho a percorrer”, às quais se devem “agarrar e apaixonar”.
O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 13 pontos, visita o Famalicão, sétimo, com 12, em desafio da oitava jornada, marcado para as 15:30 de domingo, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.