twitter

João Sousa é presença confirmada no Braga Open

João Sousa é presença confirmada no Braga Open
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 20 de setembro de 2023, às 12:00

É primeira vez, em cinco edições do torneio, que o melhor tenista português de sempre integra o elenco.

A presença do tenista vimaranense João Sousa está confirmada na edição deste ano do Braga Open, que decorre no Clube de Ténis de Braga entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. É primeira vez, em cinco edições do torneio ATP Challenger Tour, que o melhor tenista português de sempre integra o elenco.

João Sousa foi contemplado com um "Wild Card", logo após ter somado um triunfo fundamental para a vitória histórica de Portugal em Schwechat, o que permitiu à seleção nacional igualar o melhor resultado de sempre na Taça Davis e garantir a quinta presença na ronda de acesso à fase final. O ex-número 28 mundial e detentor de quatro títulos ATP regressou recentemente à competição depois de tratar uma lesão nas costas e destacou-se de imediato ao alcançar a final do Challenger 125 do Porto e as meias-finais do Challenger 50 de Praga, na República Checa, antes de representar a seleção.

Para além de João Sousa, também Gastão Elias (351.º) foi contemplado com um Wild Card para o quadro principal de singulares do quinto Braga Open. Igualmente recuperado de lesão (no caso, na perna esquerda), o tenista da Lourinhã procura o regresso aos bons resultados — estava encaminhado para vencer a final do Challenger de Girona quando contraiu a lesão que o afastou durante vários meses — e em Braga já jogou umas meias-finais, no ano de 2018.

O húngaro Zsombor Piros (110.º classificado no ranking mundial e vencedor de um Challenger em Oeiras) lidera uma lista de inscritos da qual também fazem parte o espanhol Pedro Martínez (118.º), o cazaque Timofey Skatov (123.º), que jogou a final em 2022, e o italiano Flavio Cobolli (129.º).