O Gil Vicente foi derrotado este sábado nos Açores, pelo Santa Clara, o último classificado da Primeira Liga. O clube de Barcelos não consegui superar os três golos dos açorianos.
Os gilistas perderam o primeiro jogo deste sábado da 31.ª jornada do campeonato por 3-2, no que marcou o regresso do açor às vitórias depois de quase seis meses. O Santa Clara inaugurou o marcador ao 23 minutos, com Ygor Nogueira a surgir quase sozinho em cima da baliza e a cabecear sem hipóteses para a baliza barcelense na sequência de um canto. Um golo que esteve perto de ser seguido pelo segundo após uns meros três minutos.
Esse segundo golo do Santa Clara concretizou-se aos 33 minutos, pelos pés de Adriano que, de primeira, desviou a bola para a baliza depois de uma assistência de Ricardinho.
O Santa Clara marcou o terceiro através de grande penalidade, aos 50 minutos. Matheus Babi não desperdiçou a oportunidade criada pela falta de Andrew sobre MT.
O penálti serviu para esfregar sal na ferida de um Gil Vicente incapaz de segurar o clube da casa. O jogo tinha começado equilibrado, mas o Santa Clara atacou mais, mesmo com a defesa barcelense colocou várias vezes os açorianos em fora de jogo. Ainda assim, encontravam-se repetidamente com a baliza dos visitantes.
O Gil Vicente apenas criou risco para a vantagem do Santa Clara aos 77 minutos, quando uma falta de Nogueira na grande área deu a Fran Navarro a hipótese de converter um penálti em golo.
Pouco depois, aos 80 minutos, no que parecia uma mudança da tendência do jogo, Bilel pegou na bola já depois do meio-campo e rematou para a baliza defendida por Gabriel, que não teve hipótese de defender. E assim o Gil parecia estar de novo a disputar o jogo.
O final do jogo foi composto entre a procura do empate pelos barcelenses e a tentativa de garantir a vitória com outro golo dos açorianos. Mas o Santa Clara pôs mesmo fim à série de 17 jogos sem triunfos no campeonato. Ainda assim, o play-off a ser a única opção de manutenção para o lanterna-vermelha da Primeira Liga.
O Gil Vicente mantém-se no 14.º lugar, com 31 pontos, acima do Estoril, que soma 29 e enfrenta o Boavista nesta jornada.