O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous está de volta a Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão entre os dias 26 e 29 de julho e promete surpreender as três cidades minhotas com espetáculos de reputadas companhias nacionais e europeias. Previstas estão também várias iniciativas paralelas, de inscrição totalmente gratuita, que pretendem dinamizar esta zona do país.
Trata-se daquele que é considerado o mais importante e influente festival de artes de rua e novo circo da região norte quer ser o centro do desenvolvimento e pensamento do circo contemporâneo, para isso apostando também na formação de novos públicos.
O novo circo é uma expressão artística que exige destreza física, ao mesmo tempo que propõe uma nova abordagem sobre o movimento e a sua relação com o espaço, objeto ou aparelho circense. Para sensibilizar a comunidade sobre esta complexidade, o Vaudeville Rendez-Vous promove três oficinas para cada um dos três pilares essenciais desta linguagem que são orientadas pelo INAC e que se repetem em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.
A primeira delas é sobre acrobacia aérea e desafia à experimentação da vertigem e ao risco de estar nas alturas através de aparelhos suspensos, num trabalho de superação.
Já a oficina de malabarismo propõe desenhar o corpo no espaço através da manipulação de objetos, de forma a aumentar o campo visual e a destreza da coordenação motora. O equilíbrio é o mote do terceiro workshop e desafia os participantes a encontrarem o seu eixo e ponto fixo, enquanto manobram aparelhos. As oficinas acontecem nos dias 27 e 28 de julho, entre as 10h00 e as 13h00, e no dia 29 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, nas três cidades. As inscrições estão abertas a maiores de 10 anos e podem ser feitas no website do Teatro da Didascália: www.teatrodadidascalia.com.
O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous – criado pelo Teatro da Didascália, companhia de Vila Nova de Famalicão – assinala em 2017 a sua quarta edição e decorre nos espaços públicos de Vila Nova de Famalicão, Braga e Guimarães, com o apoio dos respetivos municípios.
Autor: Fotografia: Ana Oliveira