twitter

“Tin.Bra” defende ensino articulado do Teatro como mais-valia educativa

“Tin.Bra” defende ensino articulado do Teatro como mais-valia educativa
Fotografia

Publicado em 06 de fevereiro de 2017, às 12:58

A Associação Cultural celebrou 21 anos de atividade em Braga

No momento em que celebra 21 anos de formalização como associação cultural e 26 anos de existência como Grupo de Teatro, o “Tin.Braga” ambiciona «converter-se numa Escola de Teatro», que potencie a formação pela arte, provando à sociedade que «vale a pena investir precocemente na educação artística, a partir das oficinas de teatro e da expressão dramática».

Em declarações ao DM, a presidente Maria do Torcato Baptista destacou também «o sucesso do programa do ano passado» – 25 espetáculos em 25 locais diferentes – que assinalou os 25 anos do Grupo de Teatro, e reforçou a luta de sempre para «conseguir um espaço próprio, que dê mais dignidade à formação teatral».

A vice-presidente Maíra Ribeiro adiantou  que a associação está já «a trabalhar nos estatutos, a desenvolver a vertente pedagógica e a juntar os parceiros para conseguir o “ensino articulado do teatro”, tal como acontece com a música e a dança, o qual ainda não está instituído e é a maior ambição do “Tin.Bra”».

A presidente Maria do Torcato Baptista notou que «a partir das dinâmicas da expressão dramática se desenvolvem competências de vida, razão pela qual esta formação é uma mais-valia desde os quatro anos de idade».

«Atualmente, o “Tin.Bra” tem oficinas desde os quatro anos até aos adultos, num total de 13 turmas. Trabalhamos com 150 crianças nas oficinas internas, mais 150 crianças nas escolas, pelo que é um universo considerável, que nos configura como um parceiro formativo na cidade de Braga», salientou a responsável desta associação cultural.

Maria do Torcato Baptista explicou que «o objetivo é trabalhar todas as áreas, não só a cognitiva, mas também a emocional, a expressiva e comunicativa», referindo que o “Tin-Bra” «tem jovens indicados pelo psicólogo escolar ou por os pais sentirem que tinham algum desequilíbrio emocional e que, hoje, estão completamente diferentes».

Sem um espaço próprio, o “Tin.Bra” divide a sua atividade entre o Espaço Toca e o Mercado Cultural do Carandá, mas prossegue a sua “luta de sempre” por «um espaço próprio, onde possa desenvolver com dignidade esta linguagem artística, ter uma ação mais consistente e reforçar a sua dentidade».

«O município já criou condições excelentes para a música (Conservatório do Carandá) e para a dança (Arte Total), pelo que falta agora um espaço para a aprendizagem do teatro», frisou a presidente da associação.

O aniversário foi assinalado, no Espaço Toca, com a animação a receber alunos, ex-alunos e convidados ligados às mais de duas décadas do "Tin.Bra".

Seguiu-se a apresentação  da peça "Batalha Cómica", a partir das 16h00. Depois, houve tempo para cantar os parabéns e para o bolo, num lanche partilhado com todos os presentes.


Autor: José Carlos Lima