twitter

SYnergia vive «uma das suas melhores fases» e quer projetar-se em «todos os continentes»

SYnergia vive «uma das suas melhores fases» e quer projetar-se em «todos os continentes»
Fotografia

Publicado em 11 de dezembro de 2022, às 15:03

Presidente Ricardo Sousa quer, até 2030, estar em mais de 30 localidades. XI Gala distinguiu 10 projetos.

As instalações do CADI - Centro de Artes e Desporto Inclusivo, na Quinta da Capela, foram palco, na passada terça-feira, da XI Gala da SYnergia. Foram distinguidos 10 projetos relacionados com o voluntariado. Ricardo Sousa, presidente da Synergia, sonha, até 2025, «estar em todos os continentes e em mais de 30 células espalhadas pelo mundo».

«Este é o nosso ADN», destacou aquele responsável durante a gala que contou com a presença, entre outros, de um representante da Agência Nacional ERASMUS + Juventude em Ação, da Câmara Municipal de Braga (Sameiro Araújo), Vítor Dias (em representação do Secretário de Estado do Desporto), da Federação Nacional das Associações Juvenis e, ainda, de todos os órgãos sociais das SYnergias.

«Este momento é, para nós, synérgicos, o espaço de reconhecer todos e todas que se conectam a causas e ajudam a ver o dia a dia com mais força, mais determinação e mais entusiasmo. É uma noite de regresso após 2 anos impedidos de, fisicamente, realizarmos esta gala anual. Foram dois anos difíceis, de reajustes, de decisões mais complicadas, de dar alguns passos atrás para conseguirmos dar um grande salto para a frente. Depois de concretizado o grande sonho da abertura do CADI foi tempo de expansão, de disseminação. A SYnergia alargou horizontes, disseminou a mensagem e está hoje em vários pontos de Portugal e outros países do mundo. São 11 os polos que nos representam atualmente», destacou Ricardo Sousa.

«Com os nossos conselheiros locais e nacionais definimos uma nova estrutura que fizesse a ponte e conexão entre todas estas células. Nasceu assim a Cooperativa SYnergia que une todas as células locais numa estrutura virada para a transformação comunitária e trabalho à escala global», vincou.

«Estamos, provavelmente, a viver uma das melhores fases da vida da SYnergia. A fase em que sentimos que esta plantação de 18 anos de trabalho está a dar fruto e pode alargar e crescer para o mundo. Uma semente synérgica que começou aqui, neste local onde estamos, com uma pequena equipa, com uma pequena ideia, mas com um sonho do tamanho do mundo», finalizou, emocionado, o presidente da SYnergia.


Autor: Pedro Vieira da Silva