Cerca de 1500 pessoas de todas as idades marcaram, ontem à noite, presença na VII Caminhada Mágica, que assinalou o encerramento da campanha Pirilampo Mágico’21. Com o seu testemunho os caminhantes alertaram para a importância da inclusão das pessoas com deficiência, e contribuíram para a aquisição de um autocarro, destinado ao transporte de mais de três dezenas de utentes da CERCI Braga. Estes jovens adultos dependem, em exclusivo da instituição, para se deslocarem entre a sua casa e a sede, em Navarra, e para frequentar as atividades, que na sua maioria decorrem no centro de Braga.
O encontro aconteceu pelas 20h00, na Avenida Central, marcando o arranque de uma caminhada noturna, com cerca de cinco quilómetros, com término no Parque da Ponte. Pelo caminho, e apesar do frio da noite de novembro, não faltaram alegria, atividades e muita animação, contando com o apoio de vários parceiros.
A presidente do Conselho de Administração da CERCI Braga, Vera Vaz, disse ao Diário do Minho que em termos de participação «os objetivos foram alcançados, rondando as 1500 inscrições, um número que vai ao encontro das edições anteriores, apesar de estarmos em pleno Inverno.
«Apesar do frio é muito bom ver as pessoas envolvidas e a participar», afirmou a responsável.
Para adquirir o autocarro são necessários 130 mil euros, tendo a instituição já angariado um total de 10 mil euros, mas esta atividade, embora ainda insuficiente, mostrou-se fundamental para angariar o restante.
«Não é suficiente para adquirir o autocarro, mas é um grande contributo. Toda a campanha Pirilampo Mágico é importante para nós em termos de receitas extraordinárias para conseguirmos colmatar as falhas de financiamento», adiantou.
A responsável admite que serão necessárias outras iniciativas para alcançar este objetivo, que serão apresentadas apenas no próximo ano. Adianta, entretanto, que serão ações voltadas para a comunidade, já que «uma das características da CERCI é esta abertura ».
Vera Vaz agradeceu o envolvimento de vários parceiros, nomeadamente o Município de Braga, e a McDonalds, também aliada da CERCI através da integração de pessoas com deficiência enquanto colaboradores nos seus restaurantes. Em paralelo outras empresas apoiaram a CERCI com artigos para o kit associado à caminhada, e outras associações com animação
A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, também marcou presença nesta ação, sublinhando que «Braga tem a tradição de ser solidária».
«Temos esta obrigação de nos juntarmos às causas, de olharmos para os nossos pares e percebermos que há pessoas que, de facto, precisam da nossa ajuda, seja através de caminhadas ou outras», afirmou.
Carla Sepúlveda realça que esta já é a sétima caminhada da CERCI, mas fez votos que que mais sete e mais sete porque afinal as pessoas respondem aos apelos e se juntam para fazer o bem ao próximo».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Carla Esteves
Sucesso da "Caminhada Mágica" motiva CERCI a persistir no sonho do autocarro

Fotografia
Publicado em 07 de novembro de 2021, às 09:54