O Serviço de Finanças de Braga 1, na Rua do Raio, em Braga, foi ontem encerrado devido a uma praga de ratazanas, que impedia a normal prossecução do trabalho.
Segundo fonte da Direção de Finanças de Braga o encerramento ocorreu pelas 10h00 de ontem, mas hoje prevê-se a reabertura e normal funcionamento do serviço, depois de concluídos os trabalhos de desratização.
A denúncia ao Diário do Minho (DM) foi feita através de um telefonema anónimo, que revelava que o problema «já se verificava há cerca de um mês, mas que ainda não tinham sido tomadas medidas», até que ontem «a situação se revelou insustentável».
Contactado pelo DM, o chefe de Divisão da Direção de Finanças de Braga, Paulo Marques, confirmou a existência do problema, avançando, entretanto, que já foi contratada uma empresa para resolver a situação.
Confrontado com a existência de alguma demora em tomar medidas, o responsável realçou que «a aquisição de serviços na administração pública obedece a regras, não havendo autonomia para tomar determinadas decisões».
De acordo com Paulo Marques, o encerramento de serviços acabaria por ser decidido face a «uma repulsa por parte dos funcionários» em continuar a trabalhar naquelas circunstâncias, nomeadamente em realizar o atendimento ao público sem condições para tal.
O responsável adiantou, contudo, que se prevê que hoje as condições já estejam restabelecidas, após a intervenção realizada pela empresa de desratização contratada para o serviço.
Autor: Carla Esteves