O sabor norueguês sobressaiu e encantou o júri do European Young Chef Award - Prémio Europeu do Jovem Chefe, cuja final se realizou hoje, no Mercado Municipal de Braga. O prémio foi disputado por nove finalistas de Portugal, Espanha, Grécia, Eslovénia, Noruega, França e Dinamarca.
Espen Laumann, jovem chef de nacionalidade norueguesa, foi o grande vencedor do concurso, tendo conquistado os elementos do júri criando um prato que remete para as vivências junto da sua avó. Representando a região de Trondheim-Trondelag, o vencedor sentiu necessidade de trazer o peixe para a elaboração do seu prato.
O segundo prémio foi arrecadado por Andreas Dermatis, oriundo da Grécia, que concorreu em representação da região de South Aegean. A concurso levou um caldo de cordeiro cozido em alta pressão.
Em terceiro lugar ficou a dinamarquesa Frida Jensen, de Aarhus Central, que concorreu com um prato onde se pronunciava a couve-flor, um produto local de Hadsted, Midtjylland.
Na cerimónia de entrega de prémios e depois de um dia intenso, marcado pela confeção e apresentação de diversos pratos por cada um dos concorrentes, o presidente da Câmara Municipal de Braga começou por agradecer a confiança depositada na cidade para a organização deste evento tão importante para a captação de investimentos na área da gastronomia, fazendo a «conexão entre o urbano e o rural», não esquecendo «o valor da sustentabilidade e da inovação». «Acho que estivemos à altura», considerou Ricardo Rio.
Autor: Rita Cunha
Sabor norueguês do chef Espen Laumman encanta júri do Prémio Europeu Jovem Chefe

Fotografia
Publicado em 24 de novembro de 2021, às 21:08