twitter

Sá de Miranda homenageia antigo professor com catalogação do seu espólio bibliográfico

Sá de Miranda homenageia antigo professor com catalogação do seu espólio bibliográfico
Fotografia

Publicado em 31 de março de 2017, às 10:25

Diretora do Agrupamento destacou a importância de se valorizar o passado

A Escola Secundária Sá de Miranda prestou uma homenagem a José Joaquim Pereira Caldas, antigo professor falecido em 1903 e que, de "herança", deixou um espólio de cerca de 600 livros desde o século XVI até ao XIX, guardados na biblioteca antiga daquele estabelecimento de ensino. 

O respetivo catálogo – agora acessível em versão papel e, em breve, online – resulta de um trabalho desenvolvido pela equipa de coordenação da biblioteca.

Apesar de ter sido professor de Matemática, Pereira Caldas acumulou, ao longo da sua vida, obras não só dessa área mas sobretudo ligadas à Literatura (com enfoque no Latim), Arqueologia, Ciências, Zoologia e Filosofia.

O livro mais antigo desta coleção é "Ilíada", datado de 1540. Da doação bibliográfica faz ainda parte, por exemplo, um mapa das caldas romanas das Taipas, elaborado pelo próprio.

«Era um homem multifacetado em termos de cultura», lembrou Cândida Batista, professora bibliotecária da Escola Secundária Sá de Miranda e coordenadora de todo este processo que, segundo explicou, começou há sensivelmente dois anos.  

«Nas obras tinha um selo que dizia "Pereira Caldas - Professor bracarense". Foi uma questão de abrirmos milhares de livros até encontrarmos o seu espólio e catalogá-lo. E agora, aproveitamos esta altura em que comemoramos os 180 anos da escola e estamos no 5.º Ciclo, que é o da Literatura, para fazermos o catálogo», explicou a responsável.

À margem do tributo, ao qual assistiram alguns professores e alunos da escola, a diretora do Agrupamento destacou a importância deste tipo de iniciativas no que respeita a preservação do património histórico. 

«Temos sempre de recordar a história para vivermos o presente e projetarmos o futuro, e os nossos alunos também têm de ser bastante trabalhados nesse sentido, dando valor ao passado, onde há muita aprendizagem», referiu Antonieta Silva.

Em cima da mesa está, agora, a possibilidade de dar o nome do homenageado à antiga biblioteca, onde se encontra o seu espólio.

Contando com as 600 obras doadas por Pereira Caldas, a biblioteca do Sá de Miranda conta com um espólio de 40 mil livros. 


Autor: Rita Cunha