A Assembleia da República recomendou ao Governo que "garanta a preservação, requalificação e valorização" da Casa das Convertidas, em Braga, elaborando um "plano específico de conservação e inventariação".
Numa resolução publicada hoje em Diário da República, o Parlamento pede ainda ao Governo que desenvolva uma "estratégia de sensibilização para o estudo, divulgação e valorização" do edifício Recolhimento de Santa Maria Madalena, conhecido como a "Casa das Convertidas".
Os deputados apontam que o Governo deve proceder àquela valorização em "articulação e com o envolvimento do município de Braga".
A “Casa das Convertidas” é um edifício em estilo barroco com as paredes em alvenaria de pedra caiadas e cantaria em granito nos cunhais, cornijas, pináculos e frontões, apresentando ainda a pedra de armas de D. Rodrigo e um emblema do recolhimento.
Foi construído por iniciativa do arcebispo Rodrigo de Moura Teles, para instalar "mulheres pecadoras convertidas a Deus", tendo sido inaugurado em 25 de abril de 1722.
Autor: Redação/Lusa