twitter

PSP, APAV, Município e freguesias de Braga unidos contra a violência no namoro

PSP, APAV, Município e freguesias de Braga unidos contra a violência no namoro
Fotografia

Publicado em 14 de fevereiro de 2023, às 09:32

A PSP deslocou-se à Escola Secundária Alberto Sampaio, onde realizou ações de sensibilização destinadas a 570 alunos, que repete esta terça-feira.

O Comando Distrital da PSP de Braga, o Gabinete de Apoio à Vítima de Braga da APAV, as freguesias do centro da cidade e o Município de Braga uniram, ontem, as mãos para dar a conhecer duas ações de prevenção da violência no namoro que vão decorrer em âmbitos diferentes. A primeira “Senta-te e Pensa” é uma intervenção destinada ao público geral, ao passo que a segunda ação, designada “Conecta-te ao Amor”, se destina ao público escolar.

Foi a vereadora Olga Pereira quem apresentou a iniciativa, afirmando que «não nos podemos alhear e ser cúmplices de um flagelo que existe», e que «como Município, profissionais e pais cabe-nos alertar e combater esta situação com todos os instrumentos que estão à disposição, usando de tolerância zero».

Por seu turno, a gestora do GAV de Braga da APAV, Marta Mendes, exolicou que neste Dia dos Namorados serão abordadas as relações saudáveis, mas que é importante saber que as relações que não são positivas têm ao dispor serviços (a PSP enquanto autoridade policial no qual podem fazer a queixa ou denúncia) ou a APAV, onde às vezes muito antes desta queixa, se podem dirigir para conhecerem os seus direitos, valorizarem o seu estatuto e saberem o que podem contar num processo-crime.

Coube ao comissário Jorge Magalhães, da PSP de Braga, explicar que até ao final deste mês a PSP vai realizar uma série de ações de sensibilização para a violência doméstica e no namoro.

«No âmbito desta operação “O namoro não é guerra” lancei o repto aos restantes parceiros no sentido de alargarmos o projeto ao público estudantil do terceiro ciclo e ensino secundário das escolas de Braga», revelou.

Na intervenção “Conecta-te ao Amor” serão distribuídas pulseiras ao público do Ensino Secundário, que permitirão, através da tecnologia NFC, abrir através dos telemóveis, uma página com conselhos sobre o amor, a tolerância, e o combate à violência no namoro, contendo ainda contactos de emergência para as vítimas.

Ontem a PSP deslocou-se à Escola Secundária Alberto Sampaio, onde realizou ações de sensibilização destinadas a 570 alunos, uma iniciativa que se repetirá hoje, na Escola Secundária Sá de Miranda para alargar a iniciativa a mais 360 jovens.

Revelou ainda que, em parceria com a Escola Secundária Alberto Sampaio foi preparada uma peça de teatro sobre a violência no namoro, que será hoje apresentada ao público.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, aproveitou a simbologia da pulseira para realçar que «as Juntas de freguesia devem seguir amarradas umas às outras, colaborando». Vincou que «do ponto de vista político, estas situações não podem deixar as autarquias indiferentes e devem colaborar com as forças de segurança e entidades como a APAV para que isso seja uma realidade».

Aproveitou ainda para esclarecer que a iniciativa “Senta-te e Pensa”, que consiste em dois bancos de reflexão sobre este fenómeno, instalados junto ao chafariz da Avenida, para salientar que estas iniciativas visam, sobretudo um combate ao silêncio.

O presidente da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, Miguel Pires, salientou a tónica positiva desta campanha, e afirmou que este esforço deve decorree de forma integrada entre entidades ao longo do ano e não apenas neste dia.

Também o presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente, Daniel Pinto, considerou que «esta causa deve unir-nos todos os dias do ano», mostrando a disponibilidade da autarquia local para combater o flagelo.

Por sua vez, Jorge Miranda, da União de Maximinos, Sé e Cividade, vincou quen é importante as autarquias se unirem nesta luta «que não escolhe estratos sociais».


Autor: Carla Esteves