Oprémio da XIX edição do Concurso Municipal de Fotogrfia, promovido pelas Câmara de Braga, com o tema central “O Centro Histórico de Braga e as suas Gentes” foi ontem entregue a Vítor Carvalho Silva.
Na inauguração da exposição que reúne trabalhos que foram apresentados a concurso e que pode ser apreciada até 21 de janeiro, na Fonte do Ídolo, foram também entregues menções honrosas a Carlos Júlio da Costa Teixeira e António Alves Tedim, e um prémio especial a Eva Durães Antunes.
Por unanimidade, o júri decidiu ainda renovar o voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso dos utentes do Centro Novais e Sousa.
O júri que deliberou a atribuição destes prémios foi presidido por Carlos Fontes, representante dos Encontros de Imagem, o fotógrafo Hugo Delgado, e Ana Ferreira, da Câmara de Braga.
Com a presença de vários concorrentes, o presidente da Câmara de Braga, antes da entrega das distinções, inaugurou esta exposição composta por muitas das fotografias que foram colocadas a concurso.
Ricardo Rio agradeceu a adesão de todos os participantes e salientou o interesse que esta iniciativa tem suscitado junto da população e das instituições bracarenses, salientando o Centro Novais e Sousa. «A fotografia é algo que os bracarenses acarinham de forma especial», disse o autarca, realçando que trata-se de um gosto que não se fica apenas pelo ver, mas que também inclui o fotografar. «E os trabalhos que nós temos visto ao longo dos anos são também testemunho de uma criativdade particular, um olhar muito interessante sobre diferentes dinâmicas da nossa cidade», acrescentou.
Segundo Ricardo Rio, o objetivo deste concurso é suscitar a descoberta ou revisitar sítios.
Autor: José Carlos Ferreira