twitter

Peritos de 15 países debatem na UM o uso da mentira na política

Peritos de 15 países debatem na UM o uso da mentira na política
Fotografia

Publicado em 10 de janeiro de 2017, às 09:44

Colóquio agendado para quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de janeiro

O Grupo de Teoria Política da Universidade do Minho promove na próxima quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de janeiro, um colóquio sobre a História da Filosofia Moral e Política. Tendo por tema "Mentira e hipocrisia na política e vida moral", este evento irá juntar na academia minhota cerca de 40 especialistas de 15 países, entre os quais Índia, Venezuela, Estados Unidos da América, Coreia do Sul, Turquia e Alemanha.

A sessão de abertura está marcada para as 10h15, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, em Braga, e contará com as intervenções de João Cardoso Rosas, presidente do ILCH, e Pedro Martins, investigador do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM). 

Ao longo de dois dias serão apresentados temas relacionados com o uso da hipocrisia e da mentira em momentos de crise, a perceção dos cidadãos sobre a elite política, o valor ético da cidadania, o papel e as nuances do engano político, o valor da integridade na ordem social e política, entre outros.

A última atividade inserida neste colóquio decorre às 17h15 de sexta-feira, altura em que será proferida a conferência principal, a cargo da especialista Ruth W. Grant, da Universidade de Duke (EUA). 

Destacam-se ainda as palestras “The big bluff phenomenon or how the austerity can kill your dreams” e “Trust and loyalty as antidotes to political dissafection” (quinta-feira, às 16h30), seguindo-se “The role of lies in the construction of national identity” e “Lies and populism: what Europe can learn from the venezuelan revolution” na sexta-feira, a partir das 15h00.

«Com a emergência da política da "pós-verdade", o tema desta edição não poderia ser mais atual. Os grandes filósofos mostraram desde muito cedo que as relações entre política, mentira e hipocrisia nunca serão transparentes e lineares», explicou o professor Pedro Martins. 

Este congresso destaca-se pelo facto de ser único do género no país, recorrendo aos contributos dos grandes filósofos do passado para esclarecer e responder a problemas atuais, nomeadamente os populismos, os nacionalismos identitários, a pós-verdade, o uso da mentira na política democrática, a negação do aquecimento global, entre outros.  

O Grupo de Teoria Política foi fundado em 2008. É composto por cerca de 30 professores, investigadores e estudantes de doutoramento e pós-doutoramento. Para além dos vários projetos científicos em desenvolvimento, o Grupo organiza anualmente os eventos internacionais “Colóquio sobre História da Filosofia Moral e Política” (janeiro), “Encontros de Ética e Filosofia Política” (junho) e “Escola de Verão em Filosofia Política e Políticas Públicas” (julho), juntando centenas de peritos para discutir temas estruturantes da atualidade.

Para mais informações. poderá ser consultada a página oficial do evento: "bragacolloquium.weebly.com".


Autor: Foto: OMinho