twitter

PCP questiona Governo sobre encerramento de escola básica em Braga

PCP questiona Governo sobre encerramento de escola básica em Braga
Fotografia

Publicado em 11 de julho de 2018, às 23:42

«O anúncio deste encerramento está a causar indignação e protesto».

O PCP questionou hoje o ministério da Educação sobre se vai seguir a recomendação da Câmara de Braga para encerrar a Escola Básica 1.º Ciclo de Coucinheiro, salientando que o encerramento daquele estabelecimento está a «causar indignação» na população. Numa pergunta hoje dirigida ao ministério de Tiago Brandão Rodrigues, o PCP, através da deputada Carla Cruz, explica que a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga comunicou à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) o encerramento daquela escola, situada em Palmeira, Braga, fundamentado "no facto de não haver alunos para frequentar o 1.º ano do 1º ciclo".
O PCP explana que a vereadora assumiu ainda desconhecer que o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, no qual está integrada a Escola do Coucinheiro, «há dois anos que não aceitava inscrições para o 1.º e 2.º anos», facto que Carla Cruz aponta «estranhar, já que o planeamento e gestão da rede escolar é da competência dos órgãos municipais».
A parlamentar refere que o «Município de Braga considerou reunidas as condições pedagógicas para a proposta de encerramento da valência do 1.º CEB da Escola Básica de Coucinheiro, Braga, e seu acolhimento na Escola Básica de Bracara Augusta, Assento, Braga». Carla Cruz salienta que o «anúncio deste encerramento está a causar indignação e protesto pelos pais e encarregados de 15 crianças que pretendiam que os seus filhos frequentassem a escola básica de Coucinheiro». A deputada explana que a proposta descrita aguarda decisão do ministério pelo que pede a Tiago Brandão Rodrigues que esclareça se "pondera rejeitar a decisão de encerramento daquela escola básica" e "quando a decisão vai ser tomada e comunicada".
Autor: Redação