Domingos Alves, vogal para a cultura da Junta de Freguesia de São Vicente, acaba de lançar a sua quinta obra dedicada ao património, que reúne um conjunto de artigos já compilados no Diário do Minho e contempla uma referência à história do Palacete Arantes (Casa de Infias).
À margem da sessão de apresentação, que conteceu na tarde de ontem neste mesmo espaço, na presença de figuras ligadas a diversas entidades de Braga, assim como familiares de Adelino Arantes (o criador do imóvel), o autor do livro explicou que este património «era o que faltava analisar».
«Fiz a investigação possível e chegamos a este livro. É um trabalho inédito, o meu quinto livro sobre o património de S. Vicente, e ficar-me-ei por aqui, pelo menos para já, embora continue a escrever sobre outros temas também relacionados com o património, mas mais provavelmente o património humano agora», referiu, naquele que terá sido o seu último ato público ao serviço da Junta de Freguesia de S. Vicente, cujo mandato agora termina ao fim de 12 anos.
Agora, Domingos Alves deseja que esta obra, intitulada "Referências históricas da freguesia de S. Vicente - Dos edificados aos topónimos", «sirva para abrir pistas aos investigadores que tenham outra capacidade». «A minha área não é História, sou mais de Letras Clássicas, mas tenho a consciência de que fiz tudo o que estava ao meu alcance. Pistas dei-as. Agora os investigadores especializados que façam o seu trabalho», vincou.
Autor: Redação/Lusa
Obra de Domingos Alves compila artigos do DM e desvenda a história do Palacete Arantes

Fotografia
Publicado em 03 de outubro de 2021, às 10:07