twitter

Noite Branca vai ter Posto de Coordenação e Posto de Socorro Avançado

Noite Branca vai ter Posto de Coordenação  e Posto de Socorro Avançado
Fotografia

Publicado em 31 de agosto de 2017, às 14:58

Proteção Civil, Bombeiros, PSP, INEM e Cruz Vermelha são algumas das entidades integrantes dos dispositivos

A realização da Noite Branca de Braga implicou a elaboração de um Plano de Coordenação Municipal por forma a assegurar a coordenação institucional adequada para uma resposta eficiente às necessidades de segurança, proteção, socorro e assistência que se venham a registar.

Para isso, foi criado, igualmente não só um Posto de Coordenação, que vai estar no centro da cidade, como um Posto de Socorro Avançado, para quaisquer eventualidades.

As medidas foram apresentadas e explicadas ontem por Vítor Azevedo, chefe da Divisão Municipal de Proteção Civil da Câmara de Braga, na conferência de imprensa na GNRation.

Segundo este responsável, pretende-se que estes dispositivos de socorro e emergência tenham  capacidade de intervenção rápida e eficiente, em coordenação integrada e intersetorial entre todas as entidades e forças envolvidas. 

«Acreditamos que, desta forma, está assegurada a resposta às situações de emergência pré-hospitalar, operações de desencarceramento, combate a incêndios e evacuações primárias e secundárias», afirmou.

Assim, o Plano de Coordenação Municipal de Braga para os três dias de espetáculos, prevê a implementação de um Posto de Coordenação, onde vão estar em permanência nos períodos de maior afluência oficiais de ligação da Divisão de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa de Braga, INEM, Bombeiros Municipais e Voluntários, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, para além da organização da Noite Branca.

Apesar da insistência dos jornalistas, Vítor Azevedo recusou-se a divulgar o local exato do Posto de Coordenação. 

Uma medida de segurança, para manter o local com máxima discrição. Ainda assim, tanto o chefe da Divisão da Proteção Civil Municipal como a organização da Noite Branca, garantiram que o dispositivo vai estar no centro da cidade, próximo do local dos acontecimentos, ou seja, perto dos dois palcos principais da festa, isto é, na Praça do Município e na Praça da República.

Seis ambulâncias disponíveis

Por outro lado, o Posto de Socorro Avançado, que vai estar localizado na GNRation, vai ter seis Ambulâncias de Socorro, quatro equipas apeadas de emergência pré-hospitalar, preparadas para as mais diversas situações; assim como um veículo de combate a incêndios.

Os recursos humanos vão ser assegurados pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, pelos  Bombeiros Voluntários de Braga e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

Cerca de 100 agentes à volta da segurança e socorro

Nem a Polícia de Segurança Pública de Braga nem a Polícia Municipal divulgaram o número concreto de agentes disponibilizados para garantir a segurança da Noite Branda de Braga. 

Ainda assim, segundo dados da organização, ao todo devem estar cerca de uma centena de agentes da PSP, Polícia Municipal e da Proteção Civil Municipal.

Vítor Azevedo anunciou que, para o Posto de Socorro Avançado foram disponibilizados 35 elementos, provenientes das diferentes entidades, ou seja, Cruz Vermelha, INEM e Bombeiros Municipais e Sapadores.

De acordo com os responsáveis, entre as 20h30 de sexta-feira e as 06h00 ou 07h00 da manhã de sábado, e no mesmo horário de sábado, o Posto de Coordenação vai estar em permanência no local, com essa responsabilidade de articular e coordenar todos os acontecimentos que possam ser registados nos dias dos espetáculos.

De resto, todas as entidades envolvidades sublinham o esforço parta que tudo decorra com total normalidade.


Autor: Francisco de Assis