AII Temporada de Música de Câmara de Braga chega este sábado, dia 17 de dezembro, ao fim. O concerto de encerramento vai decorrer no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, a partir das 19h00, sendo a entrada livre. Em palco vai estar o quinteto composto pelos violinistas Ilya Grubert e o bracarense Miguel Simões, pelo violoncelista Gary Hoffman, por Toby Hoffman na viola de arco e por David Selig, ao piano.
A atuação na “cidade dos arcebispos” dos cinco músicos com projeção internacional não passa despercebida à investigadora da Universidade do Minho e especialista em música, Elisa Lessa. «Vale a pena vir a Braga!», escreveu a docente universitária nas redes sociais.
Também o violinista Miguel Simões, que vai estar em palco, destaca a qualidade do espetáculo de fecho da realização mobilizou a Câmara Municipal de Braga, a Basílica dos Congregados, a Universidade do Minho e a SuonArt - Associação Cultural. «Este concerto de encerramento da II Temporada de Música de Câmara de Braga é uma oportunidade rara para assistir à atuação de um quinteto que integra alguns dos melhores músicos internacionais da atualidade», comentou o violinista, dando nota que «raramente pode juntar um quinteto com ssa qualidade, especialmente em Braga».
Com uma avalição «muito positiva è dição de 2022 da Música de Câmara de Braga, Miguel Simões sublinha que a «forte adesão do público» mostra que a música de câmara, que «tem sido muito pouco valorizada em Portugal», tem em Braga razões que justificam «a aposta na criação de uma programação regular».
«Temos tido grande adesão de diversos públicos, desde bracarenses da estrangeiros que vieram expressamente para assistir a concertos», sublinhou o violinista, vincando que «também foi notória a presença de turistas que estavam de visita à cidade». As salas cheias têm sido também notadas pelos músicos que dão forma concreta aos espetaculos. «Têm-se manifestado muito satisfeitos com o públicos e elogiado muito a qualidade dos espaços escolhidos para os concertos», re
Autor: Joaquim Martins Fernandes