twitter

Misericórdia e Profitecla unem forças e ajudam o turismo de Braga a crescer

Misericórdia e Profitecla unem forças e ajudam o turismo de Braga a crescer
Fotografia

Publicado em 24 de março de 2017, às 10:13

O programa de estágios foi ontem revalidado no Palácio do Raio

A Santa Casa da Misericórdia de Braga e a Escola Profissional Profitecla revalidaram ontem, pelo terceiro ano consecutivo, um protocolo de estágios no âmbito do Curso Profissional Técnico de Turismo.

O programa prevê que, a partir do dia 5 de abril e durante todo o interregno das férias da Páscoa, três alunas do curso tenham sob a sua responsabilidade visitas guiadas em permanência ao património cultural da Misericórdia, designadamente às igrejas da Misericórdia e do Hospital de S. Marcos, bem como ao Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga.

As duas instituições unem assim, mais uma vez, esforços, no sentido de contribuir para que o turismo em Braga, continue a crescer.

Durante a apresentação do programa de estágios, no Palácio do Raio, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, considerou o referido protocolo como «uma mais-valia para a Misericórdia na revelação do seu património, sendo também uma maneira de colaborar na formação dos jovens alunos da Profitecla». 

Por seu turno, o diretor pedagógico da Profitecla, Hugo Sá, salientou a importância que a Santa Casa da Misericórdia assume para a Profitecla enquanto parceiro «não só pelo património que tem, mas também pela exigência que impõe no seu trabalho».

«A Misericórdia tem ajudado a fazer uma coisa que para nós é muito importante, que é ajudar-nos a formar os nossos jovens. E esta é a grande preocupação da escola», sustentou Hugo Sá, acrescentando que as 40 instituições membros do Conselho Consultivo da escola convergem na opinião de que o caminho a seguir deverá ser sempre «o do refinamento, da especialização e da qualidade».

As três jovens estagiárias, prestarão serviço diário entre 5 de abril e o sábado de Páscoa, passando depois a trabalhar apenas aos fins de semana, altura de maior afluxo turístico. 

Além destas três alunas, o programa de estágios realizado na Santa Casa da Misericórdia inclui mais três jovens, dois dos quais já se encontram a colaborar no Palácio do Raio desde o passado mês de outubro, devendo futuramente ser substituídos por mais uma aluna.

«Este projeto das igrejas da Misericórdia, que revalidamos pelo terceiro ano consecutivo, é um projeto que a escola vê como de continuidade, em que cada vez mais devemos ser responsáveis pela qualidade dos recursos humanos que alocamos ao turismo», sustentou Hugo Sá, argumentando que «é desta partilha de mais-valias que se geram projetos e ideias que se materializam, ajudando a fomentar de forma correta o turismo em Braga».

Visitas ao património da instituição asseguradas na Semana Santa

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, realçou ontem que este programa de estágios vai permitir assegurar as visitas guiadas ao património da instituição durante a Semana Santa, «uma altura em que a cidade recebe milhares de visitantes estrangeiros e nacionais».

Recordando que o conjunto de eventos organizado pela Comissão da Quaresma e da Semana Santa de Braga tem merecido um acentuado acréscimo do número de visitantes, Bernardo Reis louvou o facto da Profitecla se associar desta forma à iniciativa.

«Não tenho dúvidas que Braga, quer no Barroco, quer no Roteiro das Catedrais, quer até num eventual Roteiro das Misericórdias, sofrerá um grande incremento de turismo nos próximos anos», sustentou o provedor da Santa Casa de Braga.

Ainda no domínio do turismo, Bernardo Reis acredita que o próprio conjunto de edifícios do antigo Hospital de São Marcos, que no futuro será recuperado para a construção do Hotel Villa Galé Braga, contribuirá para aumentar o fluxo turístico, uma vez que o edifício principal será dedicado à Cultura, nomeadamente aos Arcebispos de Braga.

 

Autor: Carla Esteves