twitter

Ministro da Agricultura na abertura da AGRO

Ministro da Agricultura na abertura da AGRO
Fotografia

Publicado em 17 de março de 2017, às 22:39

Edição 50 da AGRO é a última desta administração da InvestBraga

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural vai estar na inauguração da 50.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que se realiza no Parque de Exposições de Braga de 23 a 26 de março, com a participação de 250 expositores.

A presença de Capoulas Santos foi confirmada ontem pela administração da InvestBraga, na apresentação daquele que é apontado como o certame «mais importante» do setor primário da região Norte do país e da Galiza.

Esta edição «especial», a última do mandato da atual administração, apresenta como novidades uma gala comemorativa, no dia 24 de março, animada pela cantora Aurea, onde serão homenageadas personalidades e instituições que se têm descado no setor, e uma «grande conferência», no mesmo dia, na qual serão debatidos «temas importantes» para a agricultura como a Política Agrícola Comum, a Reforma da Floresta, o futuro da viticultura, o financiamento do setor agrícola e da indústria agroalimentar, empreendedorismo e inovação e a internacionalização da agricultura e da indústria agroalimentar.

Pela primeira vez nesta feira será organizado um concurso avícola de raças autóctones, que se junta aos outros seis habituais do certame. A 50.ª edição da AGRO será assinalada, ainda, com uma exposição de cartazes de todas as edições, alguns deles «verdadeiras obras de arte», disse o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.

A conferência, no Grande Auditório do PEB, conta com 18 oradores (para debater seis temas) e nela será feita a apresentação do prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. O acesso é gratuito, mas implica inscrição prévia obrigatória.

Nessa noite, na gala, a administração da InvestBraga vai homenagear 11 instituições que se destacam no apoio à organização ou participação na feira.

«Vamos comemorar os 50 anos num momento em que a AGRO está em alta», disse o administrador-executivo da Invest Braga, referindo que esta edição regista um «pequeno crescimento», quer em número de expositores, quer em espaço, havendo um reforço na área da alimentação.

Na próxima edição, já com o PEB requalificado, será possível receber os expositores que este ano ficam de fora, garantiu Humberto Carlos, lembrando que a grande nave passará a ter 2800 m2.

Afirmando que a AGRO é uma feira de «dimensão nacional e internacional», o responsável notou que são cada vez mais os espanhóis que visitam o certame bracarense, representando estes, na última edição, cerca de 10 por cento do total. A feira de 2016 recebeu aproximadamente 100 mil visitantes, um número que o vereador do Ambiente da Câmara de Braga acredita que pode ser superado na edição deste ano. Altino Bessa antevê mesmo que esta «será a maior das 50 edições».

A feira deste ano está orçada em cerca de 200 mil euros, mas esta despesa, assinalou, o presidente da InvestBraga, vai gerar um retorno financeiro positivo, à semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, desde que esta administração assumiu a InvestBraga.  

Além de Aurea, atuam Daniel Pereira Cristo (dia 24) e Quim Barreiros (25). Paa o último dia está reservado um festival de folclore.


Autor: Jorge Oliveira