A GNR de Braga apreendeu arma de fogo e munições como «medida cautelar», em
Crespos, freguesia do concelho de Braga, depois de um menor com cinco anos ter tido acesso à respetiva arma.
Segundo os militares da
GNR, a ação decorreu na sequência «de uma denúncia» em que dois menores, com cinco e sete anos, «tinham livre acesso a uma arma de fogo».

«Foi possível apurar que efetivamente a arma não se encontrava nas devidas condições de acondicionamento, nomeadamente num cofre, com cadeado no gatilho, sendo que o menor de cinco anos terá tentado disparar a referida arma. Na continuação da ação policial, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma arma de alarme e um carregador com cinco munições», frisa aquela autoridade.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga e à
Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Braga.
A GNR relembra que «para possuir uma arma de fogo legalmente, é necessário respeitar algumas normas de segurança no domicílio».
«O portador que se separe fisicamente da arma de fogo deve colocá-la no interior de um cofre ou armário de segurança não portáteis, sempre que exigido. Nos casos não abrangidos pelo descrito anteriormente, deve o portador retirar à arma peça cuja falta impossibilite o seu disparo, que deve ser guardada separadamente, ou apor-lhe cadeado ou outro mecanismo que impossibilitem o seu uso, ou fixá-la a parede ou a outro objeto fixo por forma que não seja possível a sua utilização», destacam.
Autor: Nuno Cerqueira