É um novo rumo no âmbito da Inteligência Artifical (IA) e esta passa por Braga. O Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL) recebeu financiamento europeu para através da luz criar neurónios. Como? Com LED´s.
Reunidos hoje em Braga, o consórcio liderado pelo INL levantou um pouco do véu quanto ao financiamento recentemente recebido da comissão europeia - projetos H2020 - para iniciar uma investigação praticamente única no mundo.
Se até à data a IA utilizava sistemas eletrónicos, onde em termos de velocidade, nomeadamente os processadores, pouco se evoluiu nos últimos 10 anos, os investigadores do INL propõe-se agora seguir o caminho da Inteligência Artificial à boleia da luz.
[audio m4a="https://diariodominho.pt/old_site/wp-content/uploads/2019/03/INL.m4a"][/audio]
«Na prática queremos tentar utilizar os LED como fonte de IA. No fundo queremos emular neurónios através dos LED aproveitando a velocidade da luz», revelou ao Diário do Minho Bruno Romeira do INL.
Este investigador adianta ainda que o projeto, "Chip A.I.", tem três anos de duração e recebeu um financiamento de 3,89 milhões de euros.
Autor: Nuno Cerqueira
? LED´s podem dar à luz neurónios artificiais

Fotografia
Publicado em 14 de março de 2019, às 00:15