twitter

Lar de 3.ª idade em Gualtar em finais do próximo ano

Lar de 3.ª idade em Gualtar em finais do próximo ano
Fotografia

Publicado em 28 de junho de 2017, às 22:21

O lar vai funcionar na Casa da Quinta da Igreja, junto à igreja velha de Gualtar

Até finais do próximo ano, a freguesia de Gualtar irá dispor de um lar de terceira idade com  40 camas. O projeto será implementado na Casa da Quinta da Igreja, junto à igreja velha, um espaço que já há muito estava destinado para este efeito.

O valor do investimento, perto dos dois milhões de euros, inclui 1,2 milhões destinados à obra e cerca de 600 mil euros referentes ao apetrechamento e mobiliário. 

O contrato de comodato já foi aprovado na última Assembleia de Freguesia – com votos contra da coligação "Juntos por Braga" – e será assinado amanhã entre a Junta de Freguesia de Gualtar e o Centro Social Vale do Homem. 

Segundo o documento, ao qual o DM teve acesso, a Junta entrega o terreno pelo prazo de 25 anos, e o Centro fica autorizado a desenvolver, «a expensas suas», obras de beneficiação e transformação do edifício para o exercício de atividades de caráter social. Este compromete-se ainda a dar prioridade aos habitantes de Gualtar tanto no usufruto do lar como na ocupação dos cerca de 30 postos de trabalho que serão criados.

O projeto já se encontra elaborado, faltando apenas o seu licenciamento e, posteriormente, as aprovações por parte da Câmara Municipal de Braga e da Segurança Social.

«A nossa expetativa é a de que as obras possam arrancar no final deste ano, inícios do próximo, estando a funcionar em finais de 2018», considerou o presidente da Junta de Freguesia de Gualtar.

Para João Nogueira, o "Feliz-Mente Lar/Quinta da Igreja Velha", destinado a apoiar socialmente todos os que necessitem de cuidados e serviços de um lar de terceira idade, vem colmatar uma carência sentida naquele território, acabando por torná-lo quase que «autónomo» e possibilitando à população aceder a este serviço sem necessidade de se deslocar para outras freguesias ou até mesmo às localidades vizinhas. 

«Conseguimos encontrar um parceiro que nos vai permitir concretizar um sonho antigo dos gualtarenses, sobretudo numa altura em que não existem programas da Segurança Social, e a freguesia ficará mais rica. Já temos creches, o hospital, centro de saúde, uma universidade e serviço de apoio ao domicílio. Falta-nos esta valência», explicou.

No "Feliz-Mente/Quinta da Igreja Velha", as doenças do foro psiquiátrico, concretamente as relacionadas com a demência, também terão uma atenção especial.

De destacar, ainda, o serviço de apoio ao domicílio, que pretende complementar o já prestado pelo Centro Social e Paroquial, se necessário.

O responsável salientou ainda o impacto para a economia local que terá este lar de terceira idade. «São impactos pequenos, mas que fazem a diferença e acho que todos vão ficar satisfeitos com a obra, mesmo os que votaram contra», referiu João Nogueira.

O presidente da Junta de Freguesia de Gualtar aproveitou ainda para informar que o Centro Social Vale do Homem aceita inscrições de sócios, abertas a todos os gualtarenses que queiram, depois, participar na gestão do centro e, eventualmente, aceder aos órgãos da associação.

 

Autor: Rita Cunha