twitter

Lançamento do disco “São João Hoje” marca início das festas em Braga

Lançamento do disco “São João Hoje” marca início das festas em Braga
Fotografia

Publicado em 15 de junho de 2022, às 14:22

São perto de 40 minutos de músicas tradicionais adaptadas a uma sonoridade mais atual.

O cancioneiro sanjoanino de Braga "São João Hoje", um disco que revisita cantigas tradicionais da região alusivas ao São João, adaptadas ao século XXI, é lançado esta quarta-feira. O lançamentomarca o primeiro dia das festividades do São João em Braga.

“São sete faixas, algumas são ‘medleys’ [mistura de canções], perto de 40 minutos de música, com respeito absoluto pela estrutura e pela melodia originais mas com uma sonoridade mais fresca, mais atual, deste século”, explica à Lusa o diretor artístico do projeto, Daniel Pereira Cristo. Segundo o artista, o trabalho foi todo preparado durante os dois últimos anos, com o objetivo de dar valor à música como património. "O cancioneiro sanjoanino bracarense é muito rico e constitui um património que não se pode perder", frisa.

“Uma viagem pelo São João de Braga”, guiada pelo som dos instrumentos tradicionais, como cavaquinho, adaúfe, viola braguesa, bandolim ou trancanholas, é a forma como Pereira Cristo descreve o projeto.“Tudo isto e vozes, muitas vozes”, acrescenta. Apesar de contero hino de São João de Braga, o hino da cidade e um instrumental “muito representativo”, "São João Hoje" não deixa de parte cantigas oriundas de concelhos vizinhos. Destacam-se aqui a Póvoa de Lanhoso, com músicas de Gonçalo Sampaio, e a Galiza, com uma canção assinada e interpretada pela cantora galega Uxía.

O disco é acompanhado também por um livro que inclui, em pauta e em letra, todas as cantigas, uma ferramenta pedagógica para que todos, sobretudo os mais novos, possam aprender a cantar as músicas do São João de Braga.“O design é muito apelativo para os miúdos”, adianta Daniel Pereira Cristo.

Para além do lançamento deste projeto, as festas do São João de Braga contam com 164 iniciativas e 270 horas de programação. Destacam-se concertos de José Cid, Emanuel, Santamaria e Carlos Ribeiro, sete cortejos, sete exposições e quatro concursos.
Autor: Redação/Lusa