“São sete faixas, algumas são ‘medleys’ [mistura de canções], perto de 40 minutos de música, com respeito absoluto pela estrutura e pela melodia originais mas com uma sonoridade mais fresca, mais atual, deste século”, explica à Lusa o diretor artístico do projeto, Daniel Pereira Cristo. Segundo o artista, o trabalho foi todo preparado durante os dois últimos anos, com o objetivo de dar valor à música como património. "O cancioneiro sanjoanino bracarense é muito rico e constitui um património que não se pode perder", frisa.
“Uma viagem pelo São João de Braga”, guiada pelo som dos instrumentos tradicionais, como cavaquinho, adaúfe, viola braguesa, bandolim ou trancanholas, é a forma como Pereira Cristo descreve o projeto.“Tudo isto e vozes, muitas vozes”, acrescenta. Apesar de contero hino de São João de Braga, o hino da cidade e um instrumental “muito representativo”, "São João Hoje" não deixa de parte cantigas oriundas de concelhos vizinhos. Destacam-se aqui a Póvoa de Lanhoso, com músicas de Gonçalo Sampaio, e a Galiza, com uma canção assinada e interpretada pela cantora galega Uxía.O disco é acompanhado também por um livro que inclui, em pauta e em letra, todas as cantigas, uma ferramenta pedagógica para que todos, sobretudo os mais novos, possam aprender a cantar as músicas do São João de Braga.“O design é muito apelativo para os miúdos”, adianta Daniel Pereira Cristo.
Para além do lançamento deste projeto, as festas do São João de Braga contam com 164 iniciativas e 270 horas de programação. Destacam-se concertos de José Cid, Emanuel, Santamaria e Carlos Ribeiro, sete cortejos, sete exposições e quatro concursos.Autor: Redação/Lusa