O padrinho do XXXI Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos deste ano, e grande mentor do evento, Constantino Teixeira, lançou, hoje, o repto para que seja construído em Braga um monumento aos gigantones e cabeçudos.
«Acho que pela projeção que a iniciativa assumiu a nível a internacional, Braga merecia já ter um monumento dedicado a estas figuras. Fica desafio para os organizadores pensarem e passarem a palavra ao Município de Braga», afirmou, realçando que «os gigantones já merecem esta visibilidade».
Foi precisamente da capacidade de iniciativa de Constantino Teixeira, que em 1990 nasceu o primeiro encontro, que hoje é considerado um dos eventos mais importantes das festividades sanjoaninas em Braga.
Constantino Teixeira realçou a importância do Encontro e do impuso que tem sido dado pelo movimento associativo para a realização do mesmo, e vincou que o evento é também marcado pelo seu caráter social, congregando crianças, jovens e adultos dos mais diversos quadrantes, que vêm contribuindo para a projeção da nossa cultura tradicional local.
Autor: Carla Esteves
Lançado desafio para construir em Braga monumento ao gigantone
Publicado em 13 de junho de 2022, às 16:42