Carolina Martins tem 23 anos e foi recentemente diagnosticada com umaLeucemia Mieloide Aguda. A jovem de bracarense fez assim uso das redes sociais para apelar à doação de medula óssea para que possa assim encontrar um dador compatível.
«O meu nome é Carolina, tenho 23 anos e no dia 7 de dezembro foi-me diagnosticada uma Leucemia Mieloide Aguda. Encontro-me internada e já fui submetida a um primeiro de vários ciclos de quimioterapia. Tudo indica que irei precisar de um transplante de Medula Óssea», começa por apresentar-se a jovem. «Peço-vos assim, se puderem, que se inscrevam para ser dadores de Medula, para que possa ter a oportunidade de passar o próximo Natal e outros momentos em casa junto dos meus. Ou para dar essa oportunidade a alguém que partilhe da mesma doença ou suas variantes e também precise de transplante», conclui Carolina Martins, numa publicação noFacebook.
[embed]https://www.facebook.com/carolina.martins.9655/posts/5943749245682434[/embed]
Para se ser dador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 45 anos, mais de 50 quilos, mais de 1,50 metros e ser saudável. Cumpridos estes parâmetros, é apenas preciso deslocar-se a um centro de colheita na região. Na região Norte há sete centros de colheita de medula óssea. Em Braga, o centro de colheita do Hospital de Braga funciona nos dias úteis, entre as 9h00 e as 18h30. Já em Viana do Castelo, o Centro Hospitalar do Alto Minho funciona como centro de recolha de medula óssea entre as 8h30 e as 13h00 nos dias úteis e ao sábado até às 13h00. Há ainda centros de recolha no Porto, Vila Nova de Gaia e Santo Tirso.
Autor: Diana Carvalho
Jovem bracarense com leucemia pede ajuda na doação de medula óssea

Fotografia
Publicado em 29 de dezembro de 2022, às 09:52