twitter

Instituto de Educação vai formar professores angolanos em metodologia de ensino

Instituto de Educação vai formar professores angolanos em metodologia de ensino
Fotografia

Publicado em 15 de julho de 2019, às 12:46

Programa angolano de formação e gestão do pessoal docente vai passar pela UMinho

O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho) vai, ao longo dos próximos anos, ajudar na formação de docentes angolanos que, nos cursos de formação de educadores e professores, são responsáveis pelas disciplinas e estágios no campo da metodologia do ensino (pré-escolar, ensino primário e ensino secundário) no país africano.
A cooperação entre o IE e o governo angolano foi discutida na última semana na UMinho com a receção a um grupo de trabalho com representantes do governo e instituições de ensino superior angolanas.
Esta medida integra-se no Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), apresentado pelo Governo angolano e que pretende dotar o sistema educativo deste país com uma qualificação mais adequada e com um melhor desempenho ao nível da docência. O IE irá ter diversos coordenadores envolvidos nesta iniciativa, abrangendo três mestrados distintos: ensino pré-escolar, ensino primário – com três vertentes distintas: língua portuguesa, matemática e ciências sociais/ciências da natureza – e, ainda, ensino secundário (língua portuguesa). Esta cooperação dá sequência à celebração, em novembro de 2018, por parte dos governos de Portugal e de Angola, de um Memorando de entendimento sobre a cooperação no domínio de formação e gestão do pessoal docente. O mesmo prevê a celebração de “projetos específicos” com instituições portuguesas de formação de professores.
Autor: Redação / NC