twitter

Human Power Hub vai desafiar empresas a terem responsabilidade social cooperativa

Human Power Hub vai desafiar empresas a terem responsabilidade social cooperativa
Fotografia

Publicado em 24 de fevereiro de 2023, às 10:04

Centro de Inovação Social, gerido pela BragaHabit, celebrou o terceiro aniversário.

OCentro de Inovação Social de Braga – Human Power Hub vai desafiar as empresas a terem e a desenvolverem projetos de responsabilidade social cooperativa.

O objetivo foi estabelecido ontem pelo administrador executivo da BrabaHabit, Empresa Municipal de Habitação de Braga, na cerimónia de celebração do terceiro aniversário do Centro de Inovação Social de Braga – Human Power Hub.

Em declarações aos jornalistas, Carlos Videira começou por traçar um balanço dos primeiros anos de atividade deste centro que a BragaHabit recebeu da Fundação Bracara Augusta há um ano. «É um balanço muito positivo porque o trabalho que fizemos este ano, apesar de tudo, foi continuidade daquilo que já vinha sendo feito na Fundação Bracara Augusta, com o investimento do Portugal Inovação Social, em que foi muito desenvolvida a sensibilização dos cidadãos para as questões da inovação social», disse,

Assim, salientou, o Centro de Inovação Social de Braga continuou a ter muitos projetos nos programas de pré-aceleração e de aceleração incubados no espaço da Human Power Hub, tendo também projetos que já estão no mercado a gerar valor económico, social e ambiental. A BragaHabit, salientou Carlos Videira, decidiu, desenvolver as dimensões das políticas públicas de inovação social, com vários projetos internacionais, e agora dinamizou a Assembleia de Moradores e o programa “Viva o Bairro”, que apoia dez projetos de associações de moradores que criam impacto nos seus territórios. «Nós queremos continuar a fazer isto, investimento de impacto, mas também queremos promover iniciativas para que as empresas possam também apostar nestes tipos de ações, terem a sua própria responsabilidade social cooperativa», salientou o administrador executivo. Segundo avançou Carlos Videira, a BragaHabit, a empresa municipal que está sob a sua responsabilidade, quer dar o exemplo. «Ao longo deste ano de 2023 vamos ser nós próprios os primeiros a desenvolver a nossa estratégia de responsabilidade social cooperativa. É uma das ideias que surgiu no concurso de ideias que foi promovido junto dos nossos trabalhadores», salientou.

Por outro lado, sustentou, pretende-se também para o futuro estreitar a ligação do Centro de Inovação Social de Braga – Human Power Hub, à Universidade, para o que aqui feito possa fornecer dados para produção de conhecimento e assim se possa formar melhores empreendedores.


Autor: José Carlos Ferreira