Hospital de Braga prestou, ontem, homenagem aos seus colaboradores, numa cerimónia que teve como grande objetivo reconhecer a dedicação e o inesgotável trabalho «daqueles que cuidam e que fazem, ao cuidar, a sua missão de vida». Foram homenageados cerca de 130 profissionais que, durante os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 completaram 25 anos de trabalho na instituição e os que se aposentaram no mesmo período.
A cerimónia marcou assim a retoma após a interrupção durante o período pandémico, e aconteceu, este ano, no âmbito do Dia do Colaborador, data que será assinalada anualmente, como forma de tributo à dedicação, trabalho e empenho de todos os profissionais que fazem parte do Hospital de Braga. Durante a sua intervenção, o presidente do Conselho de Administração, João Porfírio Oliveira, salientou que «o Hospital de Braga faz-se de pessoas: as pessoas que cuidam e as pessoas que precisam de cuidados» e que «este momento é pensado naqueles que cuidam e que fazem, ao cuidar, a sua missão de vida: os nossos profissionais».
João Porfírio Oliveira salientou que o Conselho de Administração aproveitou este momento simbólico para prestar tributo ao trabalho e empenho dos profissionais homenageados, mas também a todos os colaboradores que fazem parte do Hospital de Braga. «Por toda a sua dedicação, pela disponibilidade dos serviços prestados pelo compromisso com a população que servimos, pela humanização na relação com o outro, pela excelência que fazem do nosso hospital um dos melhores do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga considerou que este momento constitui «o reconhecimento por muitas horas de trabalho que, nem sempre é fácil».
O responsável revelou que a Comissão foi constituída a 15 de fevereiro de 2021, tendo, ontem, celebrado dois anos de existência, motivo pelo qual foi proposto que fosse institído neste dia o Dia do Colaborador, em homenagem a todas as classes que prestam serviço no hospital. O quadro da Comissão é composto atualmente por sete elementos, quatro secretários, dois vogais e um coordenador, contando com enfermeiros, médicos, assistentes técnicos, técnicos superiores de diagnóstico terapêutico, farmacêuticos e assistentes operacionais.
A Comissão representa cerca de 3500 trabalhadores e assinalou o dia com uma emissão em direto na rádio, tendo-se seguido várias atividades e uma tarde de homenagem. «A cerimónia de homenagem estava inicialmente pensada para se realizar no Dia do Hospital, mas faz mais sentido que se realize neste Dia do Colaborador, passando, a partir de agora, a institui-se a sua realização no dia 15 de fevereiro de cada ano», afirmou.
Segundo Camilo Ferreira, neste período pandémico, a Comissão de Trabalhadores fez várias diligências para criar condições de trabalho, motivação e maior qualidade de vida para os trabalhadores. «Já fizemos o projeto para o berçário e fizemos um protocolo com o Município para o Centro Qualifica, onde fizemos os RVCC para o 9.º ano, para o 12.º ano e para a futura carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, que está em Orçamento de Estado», contou, acrescentando que foi também celebrado um protocolo com a Associação Virar a Página, na vertente solidária. Segundo o responsável a Comissão continuará a trabalhar para «melhorar o quotidiano do trabalhador do Hospital de Braga e para a redução do absentismo, que a todos prejudica, zelando para que os trabalhadores se sintam realizados e reconhecidos no trabalho que desenvolvem».
Autor: Carla Esteves
Hospital de Braga homenageou colaboradores pelo «compromisso e excelência dos serviços»
Publicado em 16 de fevereiro de 2023, às 09:34