twitter

Governo PS assinala "três anos em funções" com debate na reitoria da UMinho

Governo PS assinala "três anos em funções" com debate na reitoria da UMinho
Fotografia

Publicado em 21 de novembro de 2018, às 12:03

Cinco professores da UMinho estão convidados.

O primeiro-ministro vai assinalar os três anos do seu Governo, na próxima segunda-feira, na Reitoria da Universidade do Minho (UMinho) com um debate com cidadãos. No debate que visa celebrar três anos de funções do Governo PS vão estar cinco professores da UMinho: Luís Aguiar-Conraria (Economia), Sandra Fernandes (Ciência Política), João Rosas (Filosofia), Helena Sousa (Ciências da Comunicação) e Pedro Morgado (Medicina).
Com este leque de docentes universitários, segundo fonte do executivo, procura-se «garantir o envolvimento de múltiplas áreas científicas na sessão».
Ao assinalar o terceiro aniversário o Governo pretende dar «cumprimento a uma das medidas do seu programa» no sentido de se procurar «melhorar a qualidade da democracia, reforçar os mecanismos de participação cívica e aumentar o escrutínio das instituições públicas pelos cidadãos». No programa do executivo menciona-se especificamente «a avaliação anual do cumprimento das promessas presentes no programa de Governo, com a participação de um grupo de cidadãos escolhidos aleatoriamente de entre eleitores que se pré-inscrevam».
Ainda de acordo com o executivo, «o trabalho de definição da amostra, de desenho dos grupos focais, de moderação das reuniões destes grupos, da definição dos temas a tratar por cada grupo e de acompanhamento na elaboração das questões a colocar sobre cada tema será totalmente desenvolvido pelo UMinho», lê-se.
O Governo refere ainda que o grupo de indivíduos selecionado pela UMinho «irá elaborar perguntas sobre os temas identificados por esta instituição de Ensino Superior e estas questões serão feitas diretamente ao primeiro-ministro e aos outros membros do Governo».
Autor: Redação / NC